09 de agosto de 2018

Quadro de Bertoluci será descerrado na Galeria de Ex-Presidentes da OAB/RS

Na sexta-feira (10), será descerrado o quadro do ex-presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, na Galeria de Ex-Presidentes da OAB/RS. A homenagem será prestada durante a Sessão do Conselho Pleno, às 17h30min, na Sala de Sessões (Rua Washington Luiz, 1110 – 14º andar).

Bertoluci foi presidente da OAB/RS entre 2013 e 2015. Sua exitosa gestão foi marcada por atuação intensa e qualificada em favor da advocacia e da cidadania. “A OAB desempenha função relevantíssima. A atuação concreta, independente e instrumentalizadora em favor da advocacia e o exercício da representação, como elemento indutor da voz da sociedade civil, constituem grandes e motivadores desafios. Minha honra por tudo aquilo que coletivamente construímos e estamos construindo", afirmou.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, enfatizou o trabalho do dirigente em defesa da advocacia gaúcha e das suas prerrogativas: "Para marcar o legado do trabalho de Bertoluci agora seu retrato será eternizado na sala do conselho da seccional. Nosso ex-presidente Bertoluci contribuiu nessa caminhada longa, que vem sendo construída a partir do esforço de diversas pessoas. Por isso será um momento de profunda emoção, principalmente para todos aqueles que participaram e ainda participam desta trajetória de conquistas para a advocacia do Rio Grande do Sul", declarou.

Currículo

Marcelo Machado Bertoluci é advogado militante desde 1994. Graduado pela PUCRS em 1994. É doutorando pela mesma universidade, cujo tema de pesquisa está relacionado com as prerrogativas da advocacia, especialmente sobre a imunidade material do advogado na constituição federal. É professor da PUC desde 2001. Sua trajetória de serviços prestado à OAB é longa. Em 1995, iniciou sua atuação como curador do TED e como professor da ESA. Foi conselheiro estadual nas duas gestões presididas por Claudio Lamachia, entre 2007 e 2012. Também foi integrante da Terceira Câmara da OAB/RS e presidente da CDAP, entre 2011 e 2012, período em que, pioneiramente, percorreu as 106 subseções do Estado, implementando as exitosas Caravanas das Prerrogativas, projeto adotado posteriormente pela OAB nacional. Foi presidente da OAB/RS, gestão 2013/2015, e é conselheiro federal da OAB atualmente. Recebeu em 2016, a condecoração máxima de reconhecimento pelo Ministério Público do RS. É cidadão emérito de Porto Alegre. Em 2018, iniciou trabalhos como voluntário no Asilo Padre Cacique, entidade da qual também integra o conselho. Bertoluci também é associado ao Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS).

Créditos da Foto: Liziane Lima - OAB/RS
Fonte: OAB/RS

Leia também

20 de agosto de 2018

Em Caxias do Sul, Breier fala para mais de cem empresários sobre campanha Vote Consciente

Segundo maior colégio eleitoral do Estado, Caxias do Sul tem uma tradição política importante...

LEIA MAIS »

20 de agosto de 2018

Levar conhecimento sobre direitos: projeto OAB Vai à Escola conversa com estudantes da rede estadual

“O conhecimento é o único patrimônio que não temos como perder”, afirmou o presidente...

LEIA MAIS »

20 de agosto de 2018

II Congresso Internacional da ESA terá 22 painéis em diversas áreas do Direito e 28 palestrantes renomados

Um dos maiores eventos da região sul do país relacionado ao ensino jurídico, o II Congresso Internacional...

LEIA MAIS »