14 de maio de 2019

CMA Caxiense participa do evento #ElaFazHistória na prefeitura de Caxias do Sul

Ação comemorou o Dia da Mulher Caxiense, celebrado no dia 11 de maio

A Comissão da Mulher Advogada da OAB Caxias, representada por sua vice-presidente, Estela Regina Assis, e pelas advogadas participantes da comissão, Andressa Bossler e Niviane Rodrigues Finger, estiveram presentes no evento #ElaFazHistória, realizado pela Coordenadoria da Mulher, na última sexta-feira (10.05), na Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.

Durante o bate-papo, quatro mulheres com diferentes trajetórias profissionais e pessoais dividiram um pouco de suas experiências com o público.

Os convidados foram recepcionados com música, pela violinista Gabriela Duarte e, em seguida, prestigiaram a apresentação de tango dos dançarinos Regina Santos e Eduardo Bidese. A titular da Coordenadoria, Janete Thomé, abriu o evento. “Escolhemos essas mulheres para estarem aqui por representarem as caxienses, tanto as que nasceram em Caxias como as que abraçaram essa cidade, por serem profissionais e terem superado adversidades, o que as tornam exemplos para nós”, explicou a coordenadora. Janete também apresentou a 3ª edição da Cartilha da Rede de Proteção à Mulher, que traz orientações sobre os procedimentos e encaminhamentos necessários para proteger mulheres em situação de violência.

O secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Ederson de Albuquerque Cunha, agradeceu o trabalho de todos na Coordenadoria. “Estamos muito contentes em enaltecer a figura da mulher caxiense, e também por poder oferecer os serviços da nossa rede de proteção. Queremos valorizar cada vez mais as nossas mulheres, e por isso esse é um dos nossos eventos mais importantes”, salientou o secretário.

As quatro convidadas para o bate-papo compartilharam com o público suas realizações no âmbito profissional e pessoal, incluindo as adversidades superadas para alcançarem seus objetivos. A jornalista e relações-públicas Marisol Santos contou sobre a recente mudança de emprego. “Fui feliz por muito tempo no meu antigo emprego, mas chegou um momento em que percebi que não estava mais dando 100% de mim, que não estava mais totalmente contente com o que fazia. Decidi mudar de área, procurando algo diferente, e hoje estou muito feliz. Se não está feliz com o seu trabalho, vá adiante! Saia da zona de conforto”, aconselhou a comunicadora. Já Cíntia Pellin, empresária do ramo da indústria, falou sobre ser uma mulher num ramo majoritariamente masculino. “Como eu cresci com meninos e também fiz um curso em que os alunos eram quase todos homens, sempre fui acostumada com isso. E trato todos por igual, meus funcionários, clientes, fornecedores, e por isso nunca tive problemas”, explicou a empreendedora.

Já Nathália Trindade, modelo, professora de educação física e Musa do Gauchão 2019, comentou sobre sua experiência em concursos de beleza. “Acho que é uma coisa relativa, existe beleza exterior e interior. Eu já participei de alguns concursos, e tenho certeza que a aparência física é apenas 20% ou 30% das questões que os jurados avaliam, o mais importante é mostrar a sua essência pessoal”, salientou. A professora Vera Favero compartilhou um pouco de sua história de vida, contando que sofreu uma lesão medular aos 15 anos e, desde então, se locomove com o auxílio de muletas. “Eu costumo dizer que sou uma alma livre num corpo preso. Trabalhei 25 anos com moda e hoje sou professora de arte, exatamente porque penso que essas duas áreas mexem muito com a alma das pessoas. Nunca deixei de fazer nada, na medida do possível, por causa das minhas limitações”, compartilhou a estilista.

A primeira-dama, Andrea Marchetto Guerra, encerrou o evento, agradecendo às palestrantes. “Que ótimo poder conhecer um pouco mais da história dessas grandes mulheres, de sua essência, que é algo que temos dificuldade de expor e compartilhar. O Dia da Mulher Caxiense é dia de celebrar o que somos e o que fazemos nessa cidade, dia de mostrar as nossas raízes, os nossos sonhos, e de mostrar que somos a energia que movimenta Caxias do Sul”, finalizou.

A empreendedora do ramo do artesanato Mara Couto prestigiou o #ElaFazHistória. “O evento foi muito interessante, é importante termos ações como essa que nos incentivam a sermos mais unidas e a encontrarmos apoio e inspiração uma nas outras. As histórias diferentes que ouvimos ajudam cada uma de nós a valorizar a sua própria história”, avaliou a artesã.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Caxias do Sul.

Leia também

16 de agosto de 2019

OAB Caxias realiza solenidade de entregas de carteiras para vinte novos profissionais

A OAB Subseção Caxias do Sul realizou, na manhã desta sexta-feira (16), cerimônia de entrega...

LEIA MAIS »

16 de agosto de 2019

Tesoureira da OAB Caxias realiza palestra sobre autocomposição em matéria tributária na OAB/RS

A tesoureira da OAB Caxias do Sul, Jane Cristina Ferreira, ministrou palestra com o tema “Perspectivas e Desafios...

LEIA MAIS »

16 de agosto de 2019

Comissão do Jovem Advogado participa da Semana Municipal da Juventude

O coordenador da Comissão do Jovem Advogado - CJA, Juvenal Ballista Kleinowski, e a secretaria da comissão,...

LEIA MAIS »