31 de julho de 2020

OAB Caxias divulga a programação do Mês do Advogado 2020

A OAB - Subseção de Caxias do Sul divulga a programação do Mês do Advogado 2020. Neste ano, em função da pandemia da COVID-19, os eventos serão totalmente virtuais e voltados ao aperfeiçoamento profissional da categoria.

As palestras on-line vão ocorrer sempre às 19h30min, na plataforma Zoom, e serão retransmitidas pelos perfis da subseção no Facebook (facebook.com/oabcaxias) e no YouTube (OAB - Subseção de Caxias do Sul). As inscrições para os eventos devem ser realizadas pelo Sympla.

Confira abaixo a programação completa.

3.08 (segunda-feira) às 19h30min

Tema: Direitos fundamentais e advocacia

Palestrante
Claudio Lamachia - presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB, ex-presidente e membro honorário vitalício do CFOAB e da OAB/RS e presidente da União dos Advogados de Língua Portuguesa.

Debatedora
Graziela Cardoso Vanin - advogada, pós-graduanda em Direito de Família e Sucessões, ex-presidente da OAB - Subseção de Caxias do Sul - gestão 2016-2019. Atualmente, é conselheira estadual da OAB/RS e diretora administrativo-financeiro da Escola Superior da Advocacia – ESA/RS.

Clique aqui para inscrição.

4.08 (terça-feira) às 19h30min

Tema: A autonomia de vontade e os novos direitos em saúde: testamento vital, diretivas antecipadas de vontade e cuidados paliativos

Palestrantes
Luciana Dadalto - graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestre em Direito Privado pela PUC-Minas, doutora em Ciências da Saúde na faculdade de Medicina de Minas Gerais. Sócia do escritório Luciana Dadalto Sociedade de Advogados. Mediadora judicial e extrajudicial cadastrada no CNJ. Pesquisadora de temas relacionados a Direito Médico e Bioética, especialmente Testamento Vital. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Bioética (GEPBio) da Escola de Direito do Centro Universitário Newton Paiva, administradora do portal www.testamentovital.com.br, membro da Comissão de Bioética e Biodireito do Instituto Brasileiro de Direito de Famílias (IBDFAM). Coordenadora do Comitê de Bioética da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP). Speaker do TEDxFCMMG "A consciência da morte nos faz humanos".

Suzana Damiani - graduada em Direito e Letras pela UCS, mestrado em Letras pela PUC-RS, doutorado em Línguas Modernas pela Universidad del Salvador - Buenos Aires/Argentina, capacitada pelo Portal do Testamento Vital para atuação na área, aperfeiçoamento em Direito Médico e da Saúde, Mediação, Arbitragem e Compliance.

Clique aqui para inscrição.

5.08 (quarta-feira) às 19h30min

Tema: A imagem profissional e a advocacia

Palestrante
Diego Frigo - fotógrafo de eventos sociais há 8 anos. Construtor de diamantes para profissionais há 3 anos, com mais de 300 profissionais com seus diamantes.

Clique aqui para inscrição.

12.08 (quarta-feira) às 19h30min

Tema: Saúde como direito fundamental e Sistema Único de Saúde

Palestrantes
Mariana Diefenthäler - advogada, mediadora, especialista em Processo Civil, pós-graduada em psicologia forense, presidente interina da Comissão Estadual da Saúde da OAB/RS, coordenadora da Comissão da Saúde e Direito Médico do IBDFAM/RS e líder do núcleo jurídico do Instituto do Câncer Infantil.

Lucas Funghetto Lazzaretti - advogado, pós-graduado em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, pós-graduando em Direito Médico e da Saúde. Curso de aperfeiçoamento em Direito Comparado na Kings College (Inglaterra). Cursando o Curso de Aperfeiçoamento em Ética e Justiça pela Universidade de Harvard (EUA). Membro da Comissão Especial da Saúde da OAB/RS, membro da Comissão da Saúde e Direito Médico do IBDFAM/RS, moderador do Grupo de Estudo em Direito e Saúde da ESA/RS.

Cíntia dos Santos Gonçalves - advogada, possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pós-graduanda em Direito Processual Civil pela PUC/RS.

Ana Carolina da Silveira - coordenadora da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB - Subseção de Caxias do Sul, conselheira subseccional da OAB Caxias, secretária da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB - Subseção de Caxias do Sul e qualificada em Gestão e Direito da Saúde pela SATeducacional.

Clique aqui para inscrição.

13.08 (quinta-feira) às 19h30min

Tema: O uso da tecnologia para fechar acordos trabalhistas

Palestrante
Cláudia Safar Laranja Marranghello - sócia do Escritório Laranja & Marranghello. Atividades profissionais atuais: perícias nas áreas trabalhista, civil e federal. Perícias trabalhistas, com experiência nesta área há mais de 20 anos, laborando atualmente nas seguintes varas do trabalho como perita nomeada pelo juiz:  1ª. Vara de POA, 16ª. Vara POA, 27ª. Vara POA, 2ª. Vara de Sapiranga. Perícias na área Civil: Foro de São Leopoldo, Osório e Capão da Canoa. Assistência pericial e consultoria a advogados e empresas: nas áreas trabalhistas, cíveis e federais – POA, São Paulo, Florianópolis. Professora nas seguintes instituições: Verbo Jurídico, FADERGS, Monteiro Lobato, por 2 vezes na ESA CUBO. Professora da Instituição LM Cursos, do qual é sócia.

Clique aqui para inscrição.

17.08 (segunda-feira) às 19h30min

Tema: Facilidades de benefícios do Cartório Postal para advogados

Palestrante
Diogo Boff - proprietário do Cartório Postal.

Clique aqui para inscrição.

18.08 (terça-feira) às 19h30min

Tema: A evolução do direito da diversidade sexual e de gênero e os reflexos nas relações de consumo

Debatedores
Raquel Rota - advogada com experiência em direito de família e direito empresarial há cerca de 9 anos, coordenadora da CEDSG, conselheira da OAB – Subseção de Caxias do Sul, conselheira do COMPAHC, pós-graduanda em Direito Civil e Empresarial pela Faculdade Damásio.

Ana Carolina da Silveira - advogada, conselheira da OAB - Subseção de Caxias do Sul, secretária da CDSG, coordenadora da Comissão de Direito Médico e da Saúde, qualificada em Gestão e Direito da Saúde pela SATeducacional.

Jair Zauza - advogado da Parada Livre, membro da Comissão Especial da Diversidade Sexual e Gênero da OAB Caxias do Sul.

Daniel Chies Baldasso - advogado da ONG Construindo Igualdade, vice-coordenador da Comissão Especial da Diversidade Sexual e Gênero da OAB de Caxias do Sul.

Clique aqui para inscrição.

19.08 (quarta-feira) às 19h30min

Tema: A nova advocacia frente às formas extrajudiciais de resolução de conflitos

Palestrante
Thiago Breyer - gestor jurídico com larga atuação executiva na área empresarial. Gestão e estratégias em serviços profissionais. Atua com mediação e negociação.

Clique aqui para inscrição.

21.08 (sexta-feira) às 19h30min

Tema: Direito previdenciário em evidência: como estão sendo tratados os principais temas nas cortes superiores

Palestrantes
Anderson De Tomasi Ribeiro - advogado, vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário do IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família), Diretor da Comissão de Atuação Judicial do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário) e coordenador da Comissão Especial de Seguridade Social da OAB – Subseção de Caxias do Sul.

Márcio Hartz - advogado previdenciarista sócio do escritório Lini e Pandolfi Advogados Associados, ex-procurador federal (2006-2015), especialista em Direito do Estado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professor de Direito Previdenciário e da Seguridade Social em cursos de especialização e capacitação profissional, sócio fundador do G4 Atualização Previdenciária, criador do Previdenciando Sem Limites.

Debatedora
Patricia Noll - advogada, mestre em Direito, doutoranda em Educação, professora de Direito Previdenciário e Tributário em cursos de especialização e capacitação profissional, presidente da Comissão de Direito Previdenciário da ABA/SUL, membro da Comissão de Direito Tributário da ABA/SUL, coordenadora científica da Comissão Especial de Seguridade Social da OAB - Subseção de Caxias do Sul e membro da Comissão Especial de Seguridade Social da OAB/RS.

Clique aqui para inscrição.

24.08 (segunda-feira) às 19h30min

Tema: Como a LGPD vai impactar os escritórios de advocacia?

Palestrante
Raphael Di Tommaso - advogado especializado em Direito Digital, Direito para Startups e Proteção de Dados. É graduado em Direito e em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Caxias do Sul, com pós-graduação em Multimídia e Comunicação (Universidade Fernando Pessoa, Université du Sud Toulon-Var, Universidade de Caxias do Sul) e está concluindo especialização em Direito Digital pela Fundação Escola Superior do Ministério Público. É vice-coordenador da Comissão de Direito Digitail e Novas Tecnologias da OAB – Subseção de Caxias do Sul, diretor do Comitê de Estudos Jurídicos da Associação dos Administradores da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul (AANERGS), coordenador jurídico do Acelera Serra e membro do Grupo de Estudos em LGPD do Trino Polo. Tem artigos publicados nas áreas do Direito e da Comunicação.

Clique aqui para inscrição.

25.08 (terça-feira) às 19h30min

Tema: Contabilidade básica para advogados

Palestrante
Kamila Resmini - contadora, assessora e palestrante na área fiscal. Contadora chefe do escritório Posenatto Contabilidade.

Clique aqui para inscrição.

27.08 (quinta-feira) às 19h30min

Tema: Direitos fundamentais das mulheres

Palestrante
Fernanda Marinela - advogada, professora do G7 Jurídico, conselheira no Conselho Nacional do Ministério Público, conselheira Federal da OAB pelo Estado de Alagoas, coordenadora de Comunicação da OAB Nacional, presidente de honra da Comissão Nacional da Mulher Advogada OAB/Mulher.

Mediadora
Andréa Varaschin Webber - presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB – Subseção de Caxias do Sul.

Clique aqui para inscrição.

31.08 (segunda-feira) às 19h30min

Tema: Dicas básicas de TI para os escritórios e advogados

Palestrantes
Renata Dalla Santa de Carvalho - advogada empresarial, atuante no segmento de Direito Digital, sócia da empresa SEI Inteligência e Tecnologia, pós-graduanda em Direito Digital pela Escola Superior da Fundação do Ministério Público – FMP, integrante da Comissão de Direito Digital e Novas Tecnologias da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Caxias do Sul, DPO com certificação ASSESPRO, integrante do grupo de Segurança e Privacidade de Dados da ASSESPRO. Possui, também, conhecimento nas áreas de planejamento, desenvolvimento e prestação de contas de projetos para o Terceiro Setor.

Mayron Dalla Santa de Carvalho - doutorando em Administração, Inovação e Competitividade pela UCS, graduado em Sistemas para Internet, sócio e fundador da empresa SEI Inteligência e Tecnologia. Atua como consultor da Elo Estratégico em gestão estratégica e de TI em empresas regionais e nacionais. Atuou como docente de cursos técnicos e cursos de liderança e gestão na UCS, SENAC e FLEXXO.

Clique aqui para inscrição.

Texto: Mariane Wernke | OAB - Subseção de Caxias do Sul

Leia também

07 de agosto de 2020

Sugestão do Colégio de Presidentes e do Conselho Pleno da OAB/RS sobre audiências de instrução é encaminhada ao CNJ

Uma sugestão nascida e amadurecida nos debates do Colégio de Presidentes de subseções e do Conselho...

LEIA MAIS »

06 de agosto de 2020

Assinatura de Termo de Cooperação entre OAB Caxias do Sul e projeto social

Na manhã desta quinta-feira (6.08) a OAB – Subseção de Caxias do Sul, representada pelo seu presidente,...

LEIA MAIS »

06 de agosto de 2020

Mês do Advogado 2020 – a imagem profissional e a advocacia foi o assunto abordado na noite de ontem (5.08)

A OAB - Subseção de Caxias do Sul, por meio da Comissão do Jovem Advogado, realizou, na noite de ontem...

LEIA MAIS »