24 de novembro de 2021

OAB Caxias promove primeira parte do evento Jornada de Direito Disruptivo - Inovação, Startups e Empreendedorismo Materiais

A OAB - Subseção de Caxias do Sul, por meio das Comissões de Direito Empresarial e Corporativo – CDEC e Direito Digital e Novas Tecnologias - CDDNT, apresentou na noite desta terça-feira, 23.11, a primeira parte da Jornada de Direito Disruptivo - Inovação, Startups e Empreendedorismo Materiais.

A abertura do encontro foi conduzida pelo presidente da OAB Caxias do Sul, Rudimar Luis Brogliato e a mediação realizada pelo representante da CDDNT, Matheus Oliveira. Com o tema “Empreendedorismo”, o primeiro painel teve a participação do empresário e consultor empresarial do Sebrae/RS, Tiago Centenaro Mignoni; do sócio-administrador da empresa OSucateiro, Rafael Davi Valentini e do Coordenador do STARTUCS, Fábio Verruck.

No segundo painel, que abordou o “Marco Legal”, contou com a presença do vereador e presidente da Frente Parlamentar de Inovação, Maurício Scalco; do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Élvio Gianni e do advogado e especialista em Direito Digital, Raphael Di Tommaso.

Sobe a pauta de cenário de inovação, o painelista, Tiago Mignoni, falou que é “preciso transformar a equipe e assim construir uma grande empresa. O nosso ecossistema está em reestruturação e temos elementos para desenvolvê-los”.

O palestrante, Rafael Valentini, complementou, ao explicar o seu dia a dia de empreendedor. “A grande questão é como estruturar para conseguir atender a demanda e fazer o negócio girar. Tem que ir ao mercado e ver o que é representativo para o cliente. O que diferencia o empreendedor dos demais é a coragem”.

Por fim, o coordenador, Fabio Verruck, comentou da relevância de criação e inovação. “Há dois tipos de pessoas: o empreendedor e o técnico de tecnologia; quando junta os dois, é neste momento que se faz a inovação. A ideia qualquer um tem, o que interessa é ter a ideia com a capacidade de execução”.

O parlamentar, Maurício Scalco, no painel seguinte, explicou sobre a importância da Frente Parlamentar de Inovação e destacou os eventos realizados durante o ano para abordar o assunto de marco legal. Ele também relatou sobre os entraves do poder público. “O poder público não pode atrapalhar, pois as empresas se viram. Se a lei for benéfica, o empresário por si só consegue dar prosseguimento no negócio, mas sem travas do poder público. Temos que tornar Caxias do Sul não apenas num polo metal mecânico, mas também em polo de inovação”, concluiu o político.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Élvio Gianni, informou que Caxias do Sul é a segunda cidade mais inovadora do Brasil. “É preciso falar de uma forma didática para a compreensão do assunto para a população. É um processo colaborativo da lei para sermos os mais assertivos. A partir do momento que tem um regramento, isto mostra ser mais atrativo. Nós vamos marcar a história do município com a Lei de Inovação”, revelou ele.

O especialista em Direito Digital, Raphael Di Tommaso, justificou, que o marco legal traz segurança para o empreendedor. “Estamos vivendo uma geração que as leis construídas são para beneficiar. O marco legal estabelece um limite e segurança para dentro do empreendimento. O empreendedor não é vilão, é quem traz emprego”, finaliza.

A segunda parte da Jornada de Direito Disruptivo - Inovação, Startups e Empreendedorismo Materiais ocorre nesta quarta-feira, 24.11, no auditório da OAB e também com transmissão ao vivo pelo Facebook da Ordem, a partir das 18h30min.

A gravação da palestra de terça-feira pode ser conferida na página da OAB Caxias no Facebook ou pelo canal da subseção no Youtube.

Texto e foto: Ivan Sgarabotto | OAB - Subseção de Caxias do Sul

Leia também

07 de dezembro de 2021

Desembargadora Iris Helena é a primeira mulher eleita para a Presidência do TJ/RS

O Tribunal de Justiça elegeu na tarde desta segunda-feira, 6.12, a nova administração para o biênio...

LEIA MAIS »

07 de dezembro de 2021

Breier e Leonardo Lamachia prestigiam posse da nova administração do TRT4

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, e o presidente eleito, Leonardo Lamachia, participaram da cerimônia de posse...

LEIA MAIS »

07 de dezembro de 2021

ESA/RS lança e-book sobre Direito à Nacionalidade

Na tarde da última sexta-feira, 3.12, a Escola Superior da Advocacia da OAB/RS (ESA/RS) promoveu o lançamento...

LEIA MAIS »