Quem Somos - OAB Subseção Caxias do Sul

Desde 28 de maio de 1932 – data da instalação da 7ª Subseção, como era então chamada a OAB – Subseção de Caxias do Sul, dezenas de homens e mulheres doaram parte de seu tempo em prol da Advocacia caxiense. Sendo que, o primeiro Presidente dessa entidade foi Olmiro Palmeiro de Azevedo, que permaneceu no cargo por dez anos, reassumindo mais tarde por um período de nove anos – profissional que por mais tempo permaneceu no comando da entidade.

Em seus primórdios a OAB Caxias passou por inúmeras dificuldades. Ao deixar a presidência da instituição pela primeira vez, Dr. Olmiro entregou ao sucessor o patrimônio da entidade: um armário para livros, uma escrivanhia, uma cadeira e a modesta quantia de 802 cruzeiros, depositados no Banco Comunitário.

A falta de uma sede própria também foi um problema por anos, tendo a Subseção ocupado vários endereços: Av. Júlio de Castilhos, Sala no Tribunal do Júri (próxima à Praça Dante), Rua Visconde de Pelotas nos números 648 e 799 e no Edifício Magnabosco. Por fim, conquistou, em 1996, a sua Sede Própria, onde funcionam, atualmente o Setor Administrativo, a Sala Rachel Calliari Grazziotin, a Sala de Reuniões e o Auditório – que recebeu o nome de seu primeiro presidente, Dr. Olmiro Palmeiro de Azevedo.

A defesa dos direitos dos cidadãos tem sido o foco da instituição, que participou ativamente nas discussões mais importantes nas esferas federal, estadual e regional, mesmo em momentos que nos foi tirada a Democracia – durante a ditadura militar – iniciada em 1964. Nesse momento político a Subseção, como a OAB Nacional, bateu de frente com o governo autoritário na defesa da liberdade das vítimas que sofriam na pele o arbítrio do regime de exceção.

Outra importante participação da entidade foi na batalha pela transferência do Fórum para um novo prédio que atendesse a demanda de Caxias do Sul, bem como na instauração da Justiça Federal da cidade, que completou dez anos em 2003.

A qualificação profissional também sempre esteve entre as principais diretrizes da entidade e com este intuito promove palestras, painéis, seminários e cursos, oferecendo aos advogados a possibilidade de debater assuntos considerados polêmicos. Além disso, a representatividade da instituição também é notória nos conselhos municipais e em campanhas de responsabilidade social e cidadania, que têm beneficiado a sociedade caxiense.

Em conjunto com a modernização e com o avanço diário a OAB – Subseção de Caxias do Sul, proporcionou a adaptação necessária aos profissionais da Advocacia às mudanças sócio-econômicas e também políticas, que temos enfrentado nos últimos tempos.

DIRETORIA DA SUBSEÇÃO DE CAXIAS DO SUL
TRIÊNIO 2016/2018

Presidente: Dra. Graziela Cardoso Vanin

Vice-Presidente: Dra. Verusca Buzelato Prestes

Secretário-Geral: Dr. Giovanni Tomasi 

Secretária-Geral Adjunta: Dra. Raquel Ruaro De Meneghi Michelon

Tesoureira: Dra. Sislaine Rossa Simonetto 

CONSELHEIROS DA SUBSEÇÃO DE CAXIAS DO SUL TRIÊNIO 2016/2018

Conselheiros Titulares:
Dra. Agatha Maria Tonietto
Dra. Ana Carla Hendler Gava Furlan
Dr. André Luís Gomes
Dra. Andréa Varaschin Webber
Dr. Álvaro Luis Kleinowski
Dr. Felipe Barreto Dal Piaz (licenciado)
Dra. Ivana Heinrich
Dra. Mariana Carneiro
Dra. Patricia Pinto Zart
Dra. Rosana Morete da Rosa Dias Tocchetto
Dr. Rui Sanderson Bresolin

Conselheiros Suplentes:
Dr. André Vanoni de Godoy
Dr. César Augusto Tomé
Dr. Eduardo Torezzan
Dra. Eloisa Fátima dos Passos Dahmer
Dr. Ivandro Bitencourt Feijó
Dr. João Paulo Boeno Pagno
Dra. Keila Reichert
Dr. Marco Antônio Sarturi Mezzomo
Dr. Moser Copetti de Gois
Dra. Natália Reginini e Silva
Dra. Patrícia Montemezzo
Dr. Rodrigo Canever
Dr. Rodrigo Tramontina Segat

 

DELEGADO CAA/RS REGIONAL LESTE

Dr. Rudimar Luís Brogliato

DELEGADO DA COMARCA DE ANTÔNIO PRADO

Dr. Cristhian Carra

DELEGADO DA COMARCA DE FLORES DA CUNHA

Dra. Leila Rezende

DELEGADO DA COMARCA DE SÃO MARCOS

Dr. Fúlvio Pessini