Notícias

“Todas as nossas ações têm um único objetivo: melhores dias para a advocacia gaúcha”, reforça Lamachia na abertura do II Colégio de Presidentes das Subseções

18/11/2022
Créditos de imagem: OAB/RS - Divulgação
“A partir da nossa união, das advogadas e dos advogados do Rio Grande do Sul, fomos capazes de revolucionar a advocacia gaúcha e brasileira. Assim continuaremos trabalhando para vencer as dificuldades – sob os quais já estamos debruçados e atuando diuturnamente.”

Com essa fala, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, realizou a abertura do II Colégio de Presidentes das Subseções 2022-2024. O encontro, que ocorreu de forma híbrida, foi sediado pela subseção de Santa Rosa.      

Citando os prejuízos que a instabilidade do atual cenário político brasileiro traz para a sociedade e para as instituições, Lamachia falou sobre o compromisso inarredável da advocacia em defender a o Estado de Direito e em debater, neste Colégio, as violações ao devido processo legal perpetradas por setores do Poder Judiciário.

“Vivemos um momento delicado e a OAB/RS nunca faltou e nunca faltará aos seus advogados e advogadas. Este colegiado reafirma o seu compromisso com a defesa intransigente da democracia, do Estado Democrático de Direito”, pontuou.

11 meses de gestão

Lamachia pontuou, ainda, as ações efetivas da Ordem gaúcha em diferentes temas de interesse da advocacia ao longo dos primeiros 11 meses de gestão. O presidente citou as quatro audiências públicas realizadas em Porto Alegre e as duas no interior; o acompanhamento das demandas de todas as subseções junto à Corregedoria-Geral da Justiça do TJRS;  o pleito e manifestação no CNJ pelo horário de atendimento integral nos foros e tribunais e pela retomada do trabalho presencial – conquistada na última semana pela Ordem gaúcha; a conquista da manutenção das varas em nove unidades judiciárias trabalhistas; a conquista pela manutenção das competências das varas federais em Bagé e Santana do Livramento; a garantia dos honorários no CJF; a realização de um desagravo em frente ao fórum de Canoas em defesa das prerrogativas; entre outras.

“Toda a nossa energia está canalizada em atender as demandas da advocacia gaúcha a fim de solucionar os inúmeros problemas no exercício diário da nossa profissão”, afirmou o presidente.

Anfitriã

A presidente da subseção de Santa Rosa, Sandra Lameira, destacou a honra de sediar pela primeira vez o evento. “É uma satisfação muito grande recebermos todos os presidentes na nossa cidade. Este colegiado não discute somente pautas importantes para a advocacia, mas também é uma oportunidade ímpar para aprendizados entre os colegas e para qualificar o nosso trabalho”, afirmou.

Sandra corroborou também a fala de Lamachia sobre a imparcialidade da instituição: “A OAB/RS não se movimenta por paixões ideológicas. Independente de ideologia, sempre que a Constituição Federal for ameaçada nós estaremos lá, vigilantes. Esse é o nosso trabalho, isso que nos move”, frisou.

Créditos de imagem: OAB/RS - Divulgação
Fonte: OAB/RS
Voltar