Notícias

Artigo | Dia Mundial do Meio Ambiente

05/06/2023
A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, no ano de 1972, o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Sob a liderança do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), principal voz mundial para questões ambientais, anualmente mais de 150 países participam das discussões sobre os problemas ambientais e a preservação dos recursos naturais. Organizações não governamentais, grandes corporações, comunidades e governos adotam o Dia Mundial do Meio Ambiente para defender causas ambientais.

A República da Costa do Marfim (Côte d'Ivoire) em parceria com os Países Baixos sediará, em 2023, o Dia Mundial do Meio Ambiente, marcando o 50º aniversário com o tema: “Soluções para a Poluição Plástica”. Entre outras frentes, visa a mobilização para ações transformadoras no que se refere aos resíduos plásticos. A campanha para o Dia Mundial do Meio Ambiente 2023 utilizará a hashtag e o slogan #CombataAPoluiçãoPlástica, #BeatPlasticPollution*.

Os resíduos plásticos são uma ameaça visível que vem impactando a população mundial sendo o consumo de plástico cada vez mais presente em nossas vidas. Embalagens garrafas PET são parte do cotidiano, mas o consumo excessivo, o descarte incorreto e a baixa reciclagem ameaçam o meio ambiente e as comunidades.

O Brasil é o 4º maior produtor de resíduo plástico no mundo** ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. Por volta de 20% dos resíduos plásticos coletados do Brasil são, efetivamente, reciclados, ou seja, reprocessados na cadeia de produção como produto secundário.

É necessário tomarmos medidas ambiciosas, verdadeiras, eficazes e robustas com relação a todo o ciclo de vida do plástico. Reduzir a produção, o consumo de plásticos de uso único e implementar uma economia circular do plástico já será um enorme avanço.

Com consciência e pequenas atitudes poderemos gerar grandes mudanças.

Gabriela Felippi Parisotto
Coordenadora da Comissão de Direito Ambiental – CDA, da OAB – Subseção de Caxias do Sul

**Segundo dados de 2019, do Fundo Mundial para a Natureza (WWF)
Voltar