Notícias

Artigo | Setembro Amarelo

10/09/2023
O Setembro Amarelo é um movimento que transcende a simbologia da cor: ele representa a oportunidade de promover a conscientização, compartilhar informações e, acima de tudo, estimular o diálogo franco sobre um tema muitas vezes relegado às sombras. 

O Setembro Amarelo também convoca a sociedade a enfrentar um desafio complexo com humanidade, empatia e coragem. Falar sobre suicídio é uma obrigação ética e social. Abrir espaço para o diálogo pode dissipar o véu do estigma, permitindo que aqueles que sofrem encontrem a ajuda e o apoio de que tanto necessitam. 

A conscientização é uma ferramenta poderosa, capaz de transformar crenças errôneas e disseminar conhecimento sobre os fatores de risco, os sinais de alerta e as formas de apoio disponíveis. Ao compartilhar fatos e orientações, podemos oferecer às pessoas a chance de entender, prevenir e buscar ajuda. 

Reforçar os sistemas de saúde mental, capacitar profissionais para identificação e encaminhamento adequado, e integrar a discussão sobre saúde mental nos espaços cotidianos também são passos cruciais para combater esse problema de saúde pública. 

Como advogados, somos agentes de mudança. Temos a responsabilidade de disseminar informações corretas, eliminar mitos e fomentar um ambiente onde o diálogo sobre a saúde mental seja acolhido. O Setembro Amarelo é um convite para fortalecermos nossos esforços, levando a prevenção ao suicídio para o centro das discussões. 

Portanto, neste mês e nos meses que se seguem, lembremo-nos de que vestir a camiseta amarela e falarmos sobre prevenção ao suicídio não é apenas uma opção, mas uma necessidade premente. Cada conversa, por mais difícil que seja, é um passo em direção à conscientização, à empatia e à esperança. 

Finalizo deixando um grande canal de apoio a quem precisa: o Centro de Valorização à Vida. Basta discar o número 188. Você não está só nesta luta.

Carolina Vollmer Cervo
Coordenadora da Comissão de Direito Médico e da Saúde, da OAB – Subseção de Caxias do Sul



Voltar