Notícias

Artigo da conselheira Joana Jaques Leite | Dia da Consciência Negra

20/11/2022
Não tem como falar de Consciência Negra sem falar de Zumbi dos Palmares, um dos líderes do maior quilombo da história do Brasil, símbolo da luta e resistência negra ao escravismo. A data de 20 de novembro (dia da morte de Zumbi dos Palmares) foi escolhida para recordar a luta dos negros no Brasil. A representatividade de Zumbi coloca-o como um herói unindo a comunidade negra em benefício da defesa de seus valores e de sua cultura, esta data se tornou muito expressiva, com questões importantes como: racismo e igualdade racial.

Esse dia abre um importante caminho para a reflexão quanto, ao orgulho da cor da pele negra, a sua cultura, a falta de oportunidades para a população negra, para o racismo que está presente em cada situação do dia a dia e as tentativas de apagar a cultura africana.

Sendo assim é de extrema importância a inclusão de atividade escolares voltadas ao estudo do dia da Consciência Negra, para fomentarmos a valorização da história do povo negro, que muito contribuiu para a cultura brasileira, instigando a reflexão das crianças para combater a desigualdade racial.

Fica claro que muito temos ainda que lutar, embora muitas melhorias e mudanças tenham ocorrido. O negro vem mostrando que tem seu valor e seu lugar na sociedade, e isso, é de extrema importância para que a sociedade evolua e que as pessoas brancas repensem suas práticas.

O ter consciência faz com que percebamos que não estamos errados por sermos quem somos, mas que é a sociedade quem está errada por nos discriminar. Precisamos desconstruir um papel de subalternidade, que sempre nos foi atribuído e conquistar cada vez mais, espaços midiáticos que sirvam de exemplo a outros.

Mas qual é o sentido do Dia da Consciência Negra? (Orgulho da cor da pele negra) É o momento em que podemos parar para refletir a respeito do racismo que existe e nos questionar como podemos nos posicionar por mudanças e um país mais justo.

Joana Jaques Leite
Conselheira da OAB – Subseção de Caxias do Sul e Subdelegada da CAARS em Caxias do Sul
Voltar