Notícias

Artigo da coordenadora da CDMS | Novembro Azul

01/11/2022
Chegamos no mês de Novembro e, com ele, a campanha mundial de conscientização de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata: Novembro Azul. 

Falar desta campanha significa falar em quebra de tabus. Existe, ainda, uma forte resistência por parte de homens que preferem não se se submeter aos exames preventivos do câncer de próstata, negligenciando, portanto, a própria saúde.

De acordo com os dados do INCA - Instituto Nacional do Câncer, o câncer de próstata é o segundo mais comum em homens, liderado apenas pelo câncer de pele não-melanoma. Mais do que isso, 70% dos casos atingem homens com idade superior a 65 anos. Não obstante a maior incidência em homens idosos, é muito importante que a partir dos 40 anos os exames preventivos passem a ser realizados. 

Desta forma, os exames de toque retal e o PSA (Antígeno Específico da Próstata) são fundamentais na prevenção deste tumor. A fase inicial do câncer de próstata, geralmente, é assintomática, portanto, quanto antes for diagnosticado, maior a chance de cura. 

No que tange ao tratamento, todas as modalidades indicadas pelo médico (cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal, medicamentos, dentre outros) são disponibilizadas integralmente pelo SUS - Sistema Único de Saúde. Para a realização dos exames preventivos, é importante procurar um urologista em uma Unidade Básica de Saúde. 

Em sendo beneficiário de plano de saúde, a operadora deve disponibilizar não apenas os exames preventivos, que se encontram elencados no Rol de Procedimentos e Eventos da Agência Nacional de Saúde Suplementar, como também o tratamento integral, seja ele qual for. Obstaculizar o acesso ao tratamento nestes casos configura prática abusiva.

Prevenção e autocuidado são fundamentais. A realização dos exames preventivos salva vidas!

Carolina Vollmer Cervo
Coordenadora da Comissão de Direito Médico e da Saúde, da OAB – Subseção de Caxias do Sul
Voltar