Notícias

Artigo da coordenadora da CDMS | Setembro Amarelo

10/09/2022
Dia 10 de Setembro foi escolhido oficialmente como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Desta forma, todo o mês de Setembro é conhecido como Setembro Amarelo, pois visa alertar à população sobre esta prática.

É um tema pesado, complexo, mas necessário, a fim de que se possa prestar auxílio àqueles que passam por um estado de depressão e chegam ao ato extremo de ceifar suas próprias vidas. 
Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), em 2019 mais de 800 mil pessoas cometeram suicídio no mundo todo. No Brasil, são 14 mil casos por ano. A pandemia agravou esse quadro. O suicídio não escolhe classe social, credo, raça ou idade. 

A pessoa com pensamentos suicidas praticamente morreu em vida. Carrega um fardo tão grande que não enxerga saída para onde quer que olhe. Viver é insuportável.
Como podemos identificar os sinais e, assim, ajudar alguém, especialmente quando sequer verbaliza a sua vontade?

Histórico de maus-tratos, abusos, sejam físicos, emocionais ou sexuais, inclusive na infância, podem desencadear um quadro severo de depressão e, consequentemente, suicídio. É importante que os próprios cuidadores, médicos, professores fiquem atentos, principalmente quanto ao declínio do desempenho escolar, abuso de álcool ou uso de drogas. 

Mudança repentina de hábitos e comportamento, alterações de humor, perda de apetite, desleixo, agressividade, uso de drogas ou mesmo a dificuldade de realizar o mínimo de tarefas no seu dia a dia também são sinais de importante alerta.

Pessoas com transtornos mentais também possuem tendências ao suicídio.

Se alguém expressar a vontade de suicidar-se converse, pratique a escuta ativa e não julgue. Oriente a procurar ajuda terapêutica e psiquiátrica.

O Centro de Valorização à Vida – CVV, é um canal que funciona 24h, mesmo em feriados, onde é possível ser auxiliado de maneira significativa pelos voluntários, de forma sigilosa (disque 188).
Você pode fazer a diferença e prevenir o suicídio de alguém. Valorize a vida e divulgue esta campanha. 

Carolina Vollmer Cervo
Coordenadora da Comissão de Direito Médico e da Saúde, da OAB – Subseção de Caxias do Sul
Voltar