Notícias

Artigo da coordenadora da CDT | Dia do Trabalho

01/05/2023
O Dia do Trabalho é comemorado no dia 1º de maio em praticamente todos os países do mundo. 

A data surgiu decorrente da greve operária que aconteceu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1º de maio de 1886. Esse episódio teve como mote a luta pela melhoria das condições de trabalho: a redução de jornada (de 13 horas para 8 horas) e o aumento de salários.

No Brasil, a data é extremamente significativa, pois a própria CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) foi publicada em 1º de maio de 1943.

Este marco, além de comemorativo, simboliza as conquistas de todos os trabalhadores ao longo da história. Portanto, é uma data para a valorização do trabalho árduo, dedicação e empenho dos trabalhadores.

Ainda assim, também é um momento para a reflexão sobre os desafios enfrentados pelos trabalhadores, servindo como inspiração para a luta contínua por melhorias, condições dignas e busca pela dignidade no ambiente laborativo. Desse modo, no Dia do Trabalho deve-se celebrar a força dos trabalhadores e reconhecer o seu valor.

Feliz Dia do Trabalho a todos os trabalhadores, em especial aos profissionais do Direito que atuam incansavelmente na busca de relações trabalhistas mais justas e igualitárias.

Paula Comunello Soares 
Conselheira e coordenadora da Comissão de Direito do Trabalho - CDT, da OAB – Subseção de Caxias do Sul



Voltar