Notícias

Artigo da coordenadora da CEDSG | Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

28/06/2022
Neste dia 28 de junho comemora-se o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. A origem da data remonta ao fenômeno histórico da Revolta de Stonewall, que aconteceu em 1969 na cidade de Nova York.

Naquela época, assumir sua homossexualidade era considerado crime nos Estados Unidos, assim como em outros locais do mundo. Entretanto, havia alguns locais, como o bar Stonewall Inn, em Manhattan, que era direcionado ao público LGBTQIA+, em sua maioria, homens gays.

Nessa data ocorreram uma série de manifestações a favor da liberdade dos grupos LGBTQIA+, sempre marginalizados da sociedade, em resposta à invasão da polícia a este bar, que deu seu nome à rebelião.

O Stonewall era um dos poucos estabelecimentos que acolhiam abertamente pessoas homossexuais nas décadas de 50 e 60 e, por essa razão, foi alvo de uma batida policial que aqueceu os ânimos e iniciou a fagulha da revolta.

Nos dias que se seguiram inúmeros movimentos LGBTQIA+, comumente deixados à margem, começaram a se formar e a lutar pelos seus direitos civis, buscando equalização com a população em geral.

Atualmente muitos direitos já foram conquistados, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil e em outros países. Contudo, a luta continua diariamente, pois é necessário romper as barreiras do preconceito, primeiramente, para que enfim todos possam viver em harmonia na sociedade, independentemente de sua identidade de gênero ou orientação sexual.

Gabriela Broilo Bortoluzzi
Coordenadora da Comissão Especial de Diversidade Sexual e Gênero - CEDSG, da OAB - Subseção de Caxias do Sul

Voltar