Notícias

Artigo da coordenadora da CEMPR | Dia do Mediador

23/09/2022
O dia 23 de setembro foi instituído como o dia nacional dos mediadores (Lei 16.481).

O mediador é um profissional que, com o passar dos anos, vem ganhando cada vez mais espaço, tanto é que a profissão foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho recentemente em 2021. 

Mas afinal quem é o mediador? É aquele profissional dotado de imparcialidade que numa mediação facilita a comunicação entre as partes para auxiliar numa possível negociação. Ele colabora para a resolução de conflitos, não sugere soluções, mas estimula a postura colaborativa de todos envolvidos.

O bom mediador estabelece uma relação de confiança (rapport) com os mediandos para que eles se sintam à vontade em compartilhar informações confidenciais de sua vida, além de expor seus sentimentos e suas emoções. Portanto, ele lida diretamente com a vulnerabilidade dos mediandos, encorajando-os a solucionar os conflitos.

Acerca da multidisciplinariedade do procedimento, nem todos os mediadores são advogados, pois a lei exige que para ser mediador judicial a pessoa precisa ter dois anos de graduação (em qualquer área) e, na esfera extrajudicial, basta formação específica e confiança das partes.

Ainda que seja advogado, numa sessão de mediação ele desempenha tão somente esta atividade, sem dar orientações jurídicas. Desta forma, a figura do mediador não se confunde com o papel essencial do profissional da advocacia. 

Enquanto advogada e também mediadora posso afirmar que o mediador e os advogados dos mediandos precisam trabalhar em parceria, colaborando para que a mediação seja satisfatória para todos envolvidos.

Parabéns a todos os mediadores que trabalham incansavelmente pela construção do consenso!

Larissa Eckert Furlan Zanettini
Coordenadora da Comissão de Mediação e Práticas Restaurativas - CEMPR, da OAB – Subseção de Caxias do Sul
Voltar