Notícias

Artigo da coordenadora da CMA | Outubro Rosa

01/10/2022
Segundo dados recentes do INCA - Instituto Nacional de Câncer, cerca de 66.280 novos casos de câncer de mama foram diagnosticados no Brasil em 2020. Esse número indica que a cada 100 mil mulheres, cerca de 56 desenvolvem a condição, isso equivale a 29,7%.

É isso que impulsiona o Outubro Rosa, um mês dedicado a informações, prevenção, diagnóstico e tratamento da saúde da mulher.

O Outubro Rosa é uma campanha mundial realizada anualmente no mês de outubro, e tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha é simbolizada pelo laço cor-de-rosa.

Durante o mês de outubro, diversas instituições disponibilizam exames gratuitos ou com preço reduzido, a fim de encorajar as mulheres a realizar esses exames e tratar qualquer problema encontrado precocemente, uma vez que, nos estágios iniciais, o câncer de mama é assintomático e responde muito melhor aos tratamentos.

O câncer de mama pode ser detectado em suas fases iniciais, através de exames como a mamografia, aumentando as chances de cura.

O diagnóstico precoce é essencial para a cura dessa doença, sendo assim, é fundamental procurar regularmente o médico.

Junte-se à causa e ajude mais mulheres a terem essa consciência!

Fabiola Dall Agno
Coordenadora da Comissão da Mulher Advogada – CMA, da OAB – Subseção de Caxias do Sul
Voltar