Notícias

Campanha “Filho não é visita” é lançada pela OAB Caxias

12/12/2022
Créditos de imagem: Ivan Sgarabotto | OAB - Subseção de Caxias do Sul
A OAB - Subseção de Caxias do Sul, por meio da Comissão de Direito de Família e Sucessões - CDFS, promoveu na manhã da última sexta-feira, 9, o lançamento da campanha “Filho não é visita”. 

O evento conduzido pela coordenadora da comissão, Raquel Viviane Fiamenghi Prusch, contou com o prestígio dos diretores da Ordem, Ana Carla Hendler Gava Furlan (presidente), Giovanni Tomasi (secretário-geral) e Patricia Montemezzo (secretária-geral adjunta). Representando o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, a atividade contou com a presença da presidente da Comissão Especial de Direito de Família e Sucessões - CEDFS, Renata Mendes Santa Maria Machado.

A coordenadora da CDFS salientou a importância da realização da campanha para a reflexão e a ampliação do tema, mesmo parecendo um assunto simples em substituir o termo da palavra “visita” por “convivência”. “A iniciativa é uma extensão da proposta elaborada pela OAB/SP”, destacou Raquel Prusch, sobre a necessidade de abordar a ação diante da relação entre pais e filhos.

A presidente da CEDFS parabenizou a iniciativa da Subseção em discutir o pensamento na parentalidade contemporânea e o reconhecimento de vínculo. “Não tem mais sentido usar o termo visita, pois é muito mais verdadeiro a palavra convivência”. Ainda conforme ela, o projeto não é simples e singelo. “O objetivo é provocar um debate. Com os pequenos passos para se chegar com grandes resultados”, afirmou Renata Machado.

A presidente da entidade, Ana Carla Furlan, agradeceu o apoio da OAB/RS, que irá igualmente tratar do assunto no dia 15 de dezembro. “É importante o apoio da Seccional, pois nada se faz nada sozinho. Recentemente conversei com o Leonardo Lamachia sobre o projeto “Filho não é visita” e a idealização da campanha”, comentou ela.

A ação será divulgada pelo portal e as redes sociais da OAB Caxias, além de ser destacada em atividades e eventos da Comissão de Direito de Família e Sucessões.

Presenças

O lançamento contou com a presença dos conselheiros da entidade, Fabiola Dall Agno, Juvenal Ballista Kleinowski, Mailcom Eduardo Iglesias, Luana Pacheco Vacaro, Natália Reginini e Silva, Vinícius de Figueiredo e Viviane Luchese; das coordenadoras de comissões, Cíntia Miele Garnier (Direito Digital e Proteção de Dados - CDDPD), Fernanda Ballardin (Jovem Advocacia - CJA), Gabriela Felippi Parisotto (Direito Ambiental - CDA), Kely Laís Gasparin (Direito Sistêmico - CDS), Rosana Morete da Rosa Dias Tocchetto (Especial de Seguridade Social - CESS) e da delegada da ESA/RS, Fernanda Pimentel da Silva. 

Os integrantes da CDFS, Andréa Fabiana Pereira dos Santos Capelini, Andriela de Camargo, Cleusa Maria Bristot, Denise Fochesato Brancher, João Prestes Mosquer Neto, Júlia Piola, Larissa Montassieur Vieira, Letícia Menegat e Monica Montanari, igualmente acompanharam o evento. 

Os membros das comissões, Maria Iara Cabral Guedes (Mediação e Práticas Restaurativas – CEMPR), Raphael Di Tommaso (Direito Digital e Proteção de Dados - CDDPD), Raquel Macêdo (Mulher Advogada - CMA) e Yana Salib (Mulher Advogada - CMA), além dos advogados Angelina Izàmara Monteiro da Silva, Rogério João de Araújo e Valter Borges de Camargo Júnior, também estiveram no lançamento da campanha “Filho não é visita”.

Texto e fotos: Ivan Sgarabotto - MTB 20.537 | OAB - Subseção de Caxias do Sul



Voltar