Notícias

CDAP da OAB/RS orienta novos juízes sobre prerrogativas

01/09/2022
Créditos de imagem: OAB/RS - Divulgação
Na quinta-feira, 25, a OAB/RS esteve representada em um momento de diálogo com novos juízes que passaram a integrar a magistratura gaúcha e que, em breve, assumirão seus postos nas comarcas do estado. O vice-presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados (CDAP), Mateus Marques Conceição, se reuniu, primeiro com o Corregedor-Geral da Justiça, Giovanni Conti, e, depois, com os 92 novos magistrados. No encontro, foi abordada a importância das prerrogativas da advocacia para a prestação jurisdicional e sua indispensabilidade para a cidadania.

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, destacou o trabalho conjunto com a CGJ em favor da sociedade. “Nós criamos um espaço fundamental para dialogar diretamente com a Corregedoria-Geral da Justiça e buscar melhorias no atendimento à população que busca seus direitos, bem como um tratamento mais adequado à advocacia. Um encontro como este mostra para a magistratura que não se exerce o devido processo legal sem respeito aos advogados. No momento em que as instituições sentam para conversar com franqueza e objetividade, o cidadão que busca acesso à justiça é o principal beneficiado”, pontuou ele.

O vice-presidente da CDAP reforçou a necessidade do diálogo permanente com o Judiciário e mostrou otimismo quanto ao saldo do encontro. “As prerrogativas são a garantia colocada pela lei para que a advocacia desempenhe seu exercício. Um advogado com restrição não consegue atender seu cliente e cumprir todas as garantias constitucionais do cidadão. Quando o exercício profissional é limitado, o direito do cidadão também é. Com esse esforço que fizemos com os novos magistrados, acredito que podemos esperar que a Justiça seja mais efetiva”, sublinhou Marques.

Créditos de imagem: OAB/RS - Divulgação
Fonte: OAB/RS
Voltar