CIR realiza III Conferência Estadual da Igualdade Racial

09/09/2022
A Comissão da Igualdade Racial (CIR) da OAB/RS realizou, na segunda-feira, 29, a III Conferência Estadual da Igualdade Racial, em homenagem aos dez anos da Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012, sobre a implementação de cotas raciais nas universidades e instituições federais. O evento, realizado de forma on-line, contou com a abertura do presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia.

Confira o evento na íntegra no Canal da OAB/RS no YouTube.

“Quero saudar toda a CIR, em nome da presidente Letícia, parabenizando a todos vocês pelo trabalho e pela realização desta Conferência, que apresenta um tema muito relevante, com palestrantes muito qualificados”, disse o presidente.

Também no início da Conferência, o secretário-geral da OAB/RS, Gustavo Juchem, destacou a realização do evento. “Parabenizo a todos, tanto a Comissão da Igualdade Racial quanto os palestrantes, pela iniciativa deste importante encontro”, disse.

Na sequência, a presidente da CIR, Letícia Padilha, agradeceu o apoio recebido pela Ordem gaúcha. “É um prazer abrir essa Conferência, com o apoio da nossa diretoria. O nosso evento trata de um tema muito relevante para toda a sociedade, e em especial para a população negra, e que precisa ser debatido”, lembrou.

Na sequência do evento, os palestrantes Cleber Santos Vieira e Renísia Cristina Garcia Filice falaram a respeito da legislação que trata sobre a implementação de cotas raciais nas universidades e instituições federais. Após as palestras, presidentes de Comissões da Igualdade Racial de algumas subseções utilizaram a palavra para comentar sobre o tema. Finalizando o evento, a primeira presidente da CIR, Karla Meura, fez as suas considerações finais.