Com grande representatividade de autoridades, OAB/RS lança campanha “Voto não tem preço, voto tem consequência"

26/09/2022
A OAB/RS lançou a campanha “Voto não tem preço, voto tem consequência”, na noite da sexta-feira, 23, em evento realizado no auditório do espaço Cubo – que recebeu grande público, composto por advogados e advogadas, autoridades e membros de entidades.

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, conduziu os trabalhos e destacou que a campanha deste ano dá continuidade ao projeto que existe na Ordem gaúcha desde 2007 e promove a conscientização da população sobre a importância do ato democrático de votar. “Precisamos investir o nosso tempo em uma reflexão para escolha adequada de quem serão os nossos representantes. O caminho para qualquer nação ter prosperidade e ser desenvolvida é o caminho da democracia, da escolha dos representantes pelo voto”, afirmou.

“A partir de hoje, além da OAB estadual, todas as nossas 106 subseções se engajarão nessa importante campanha. Conclamamos à sociedade gaúcha para que todos possam se debruçar sobre quem serão os seus escolhidos no pleito eleitoral. Voto não tem preço, voto tem consequência”, concluiu.

Para simbolizar o lançamento oficial da campanha em 2022, um vídeo produzido pela Ordem em parceria com a PUC/RS foi apresentado durante o evento (Link: https://bit.ly/3r5Q8I9).

Durante o evento, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS), Francisco José Moesch, falou sobre o papel da instituição nas eleições além de enaltecer a iniciativa da Ordem gaúcha. “Em diversos momentos da história recente do país, a OAB teve participação direta na defesa da democracia e do Estado Democrático de Direito, bem como na moralização das candidaturas, com apoio decisivo na criação da Lei da ficha limpa. É impossível dissociar a participação da Ordem em campanhas de incentivo ao voto e contra a corrupção eleitoral”, disse.

Em sua manifestação, a vice-presidente da OAB/RS, Neusa Bastos afirmou que “o voto é a espinha dorsal da democracia, pois é através dele que são promovidas melhorias para toda a cidadania”.

Já o presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral, Roger Fischer destacou que “este é o momento de efetivamente exercer a cidadania com responsabilidade. A CEDE está à disposição da OAB Rio Grande do Sul e da Justiça Eleitoral”.

Campanha

Entre as ações previstas na campanha estão uma série de postagens nas redes sociais e demais mídias da ordem ratificando a importância das funções de nossos representantes, quais os cuidados na hora do voto, direitos e deveres do eleitor, entre outros temas relacionados ao momento eleitoral.

Presenças

Participaram do evento: o secretário-geral da OAB/RS, Gustavo Juchem; a secretária-geral adjunta, Karina Contiero; o tesoureiro, Jorge Luiz Dias Fara; o defensor público-geral do RS, Antonio Flávio de Oliveira; o procurador-geral de Justiça do RS, Marcelo Lemos Dornelles; o presidente da TRT4. Francisco Rossal de Araújo; a vice-presidente da CAA/RS, Paula Grill; a secretária-geral adjunta, Alessandra Glufke; os conselheiros federais, Greice Fonseca Stocker e Renato da Costa Figueira; a ex-presidente da OAB/RS, Clea Carpi da Rocha; a corregedora-geral da OAB/RS, Maria Helena Camargo Dornelles; além de conselheiros estaduais, presidentes de subseções e membros de Comissões da OAB/RS. Também estiveram presentes: a procuradora-geral do município, em exercício, Cristiane da Costa Nery; o representante do Tribunal de Justiça Militar, Rogério Nejar dos Santos; o representante da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, Lafayete Josué Petter; o procurador-chefe, em exercício, do Ministério Público do Trabalho do RS, Lourenço Agostini de Andrade; os desembargadores eleitorais do TRE/RS, Gerson Fishmann, Kalin Cogo Rodrigues e Caetano Cuervo Lo Pumo; além de presidentes e dirigente de associações e entidades de classe: da AMATRA, Márcio Lima do Amaral; da AGETRA, Felipe Carmona; da SATERGS, Luiz Fernando Moreira; da ABRAT, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; da AJURIS, Osmar de Aguiar; da THEMIS, Márcia Soares; do SIMERS, Marcelo Matias, do CNS, Patrícia Moura.