Comissão da Mulher Advogada participa de evento sobre os dezesseis anos da Lei Maria da Penha

02/09/2022
A Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS (CMA) esteve presente em um evento público realizado no centro de Porto Alegre, em alusão aos dezesseis anos da Lei Maria da Penha (instituída em sancionada em 7 de agosto de 2006). O ato público ocorreu na manhã da quarta-feira, 31, e reuniu autoridades municipais e estaduais, além de representantes de entidades que compõem a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, como forças policiais, ONGs e órgãos públicos.

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, destacou o papel institucional da Ordem no debate. “Costumo dizer que o advogado, ao entrar na profissão, lida com os bens mais caros que uma pessoa possui, como a liberdade e, até mesmo, a vida. Defender uma legislação que enfrente a violência contra as mulheres é uma das prioridades de nossa entidade e é nesse sentido que seguiremos trabalhando”, salientou ele.

A presidente da CMA, Marcia Schwantes, falou sobre a presença da Ordem gaúcha no encontro. “É importante que a OAB/RS esteja engajada no combate à violência contra a mulher. Neste ato, estamos reunidos com diversas instituições que estão unidas por essa bandeira. Os números de casos de violência contra mulheres ainda são altos e a Lei Maria da Penha é que empodera a mulher para que ela possa buscar ajuda. É a legislação que ajuda a mover toda essa rede de apoio”, pontuou.

Ao longo do dia, um espaço exclusivo da OAB/RS no Largo Glênio Peres recebeu o público para falar sobre a atuação da entidade.

As membras da CMA Giseli Troian, Mirela Barbosa Cardoso, Clarice Rose da Silva, Andrea Marta Vasconcelos Ritter e Simone Andriotti também participaram. A advogada Josiane Rigon representou a Casa de Mediação da OAB/RS.