Conselho Pleno aprova membros julgadores para o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS

28/03/2022
O Conselho Pleno da OAB/RS esteve reunido, nesta última sexta-feira, 25, para a segunda sessão ordinária de 2022. O encontro ocorreu no formato híbrido, com uma parte dos conselheiros presentes na sede da Ordem, em Porto Alegre, e outra parte participando de forma virtual.

A reunião iniciou na manhã e avançou o turno da tarde, com a pauta conduzida pelo presidente da Ordem, Leonardo Lamachia. “Deixo meu reconhecimento e agradecimento aos conselheiros por sua dedicação e envolvimento. Recém começamos e temos muitas demandas junto à advocacia gaúcha. O trabalho dos conselheiros é fundamental para manter os colegas atualizados”, salientou Lamachia.

Os conselheiros estaduais aprovaram a indicação de membros julgadores para o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/RS. São nove turmas julgadoras, que reúnem 72 advogados e advogadas que atuam de forma voluntária. A formação das turmas pode ser conferida, clicando aqui.

O presidente do TED, Airton Ruschel, destacou um compromisso que manteve com os julgadores: “Conversei com todos os colegas para conseguir manter o andamento dentro dos prazos. Essa é uma meta que temos.”, destacou.

A sessão ordinária também teve votações envolvendo as comissões da OAB. A criação de comissões especiais ou temporárias para a Gestão 2022-2024 foi aprovada pelos conselheiros. A apresentação foi realizada pela secretária-geral adjunta e coordenadora geral das Comissões, Karina Contiero Silveira.

Já a conselheira estadual Roberta Schaun da Silva foi a relatora da proposta de alteração do nome da Comissão do Jovem Advogado da OAB/RS (CJA). A solicitação para a troca partiu da própria comissão e foi defendida pela presidente da CJA, Bruna Razera. “É uma comissão inclusiva e que funciona como porta de entrada para a advocacia. É uma comissão agregadora, acolhedora e igualitária, e o nome precisa representar o que a comissão é”, argumentou ela. A alteração para o nome de Comissão da Jovem Advocacia foi aprovada pelos conselheiros.

Os conselheiros também aprovaram a alienação de imóveis em razão de solicitações da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), e das subseções de Pelotas e Erechim. Os conselheiros estaduais também foram informados pelo presidente da Caixa, Pedro Alfonsin, que a vacina contra a gripe estará disponível para a advocacia gaúcha a partir da primeira quinzena de abril, em ação que será divulgada pela Ordem.