Notícias

Criação de NUGESP em Caxias do Sul é tema de reunião

12/09/2022
Créditos de imagem: Bruno Zulian | UCS - Divulgação
O Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Giovanni Conti, participou na manhã da sexta-feira, 9, de reunião interinstitucional para tratar de criação de um Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (NUGESP) em Caxias do Sul.

Estudos serão realizados para avaliar a viabilidade de uso de terreno da Prefeitura, contíguo ao Hospital Geral da cidade, para a construção do prédio.

“O NUGESP está se tornado uma experiência excepcional na região da grande Porto Alegre, não apenas pela reunião das instituições que nela exercem atividades, mas pelo aspecto humano em que são tratados aqueles que lá ingressam", disse no encontro o Corregedor-Geral a respeito da experiência do Núcleo da Capital, inaugurado no mês de junho. "É uma triagem acompanhada de uma rede de apoio, cujo objetivo é também evitar o encaminhamento de indivíduos no sistema prisional em qualquer hipótese. Está sendo referência no país”, completou o Desembargador Conti.

A reunião contou com a presença dos Juízes-Corregedores Antônio Carlos de Castro Neves Tavares e Bruno Massing de Oliveira, do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, do secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschid, do presidente da Fundação UCS, José Quadro dos Santos, e de outros secretários e do presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul - CIC, Celestino Oscar Loro.

O primeiro NUGESP do Estado, em Porto Alegre, tem capacidade para 708 vagas e recebe presos de 26 comarcas (Capital e outras 25 da Região Metropolitana, parte da Serra, Vale do Paranhana e Região Carbonífera). Ali são centralizados procedimentos básicos como identificação, triagem, audiências de custódia e encaminhamento apropriado ao sistema prisional.

Créditos de imagem: Bruno Zulian | UCS - Divulgação
Fonte: TJRS
Voltar