Notícias

Dezenas de apenadas participam do primeiro ano do projeto Recomeçar da OAB Caxias

14/12/2022
Créditos de imagem: Divulgação | OAB - Subseção de Caxias do Sul
A OAB - Subseção Caxias do Sul, por meio Comissão de Direito Sistêmico - CDS, promoveu ao longo de 2022, o projeto Recomeçar. A ação destinada para mulheres apenadas do Presídio Regional de Caxias do Sul – PRCS, terá a sua décima edição, na próxima segunda-feira, 19, com a realização de uma confraternização. 

Durante o primeiro ano do programa, uma série de atividades ocorreram com dezenas de apenadas, com o objetivo de proporcionar às participantes, através de práticas sistêmicas, a reflexão sobre seus atos, com o intuito de ressignificar o que passou e possibilitar a projeção de um novo começo. 

“Estar à serviço da sociedade e difundir o pensamento sistêmico são alguns dos objetivos da comissão; além disso, o programa traz a força da OAB - Subseção de Caxias do Sul como instituição voltada à justiça social e aos direitos humanos”, explicou a coordenadora da CDS, Kely Laís Gasparin.

Desde o mês de março, o Recomeçar é realizado mensalmente no pátio da ala feminina do PRCS, com as apenadas. "Observamos que a maior parte das mulheres não recebem visitas e ficam isoladas e excluídas socialmente, diferente dos homens. Diante disso, pensamos em levar o contato humano qualificado para dentro do presídio e que por fim, as apenadas pudessem utilizar as ferramentas com um objetivo de ressocialização", explicou a advogada sobre a criação do programa.

“Vamos dar continuidade ao projeto em 2023, sem alterações substanciais, mas evoluindo as práticas conforme percebemos a evolução das participantes”, informa a coordenadora da comissão.

A atividade é uma idealização da OAB Caxias, juntamente com a diretora do Fórum de Caxias do Sul e juíza de Direito da Vara de Execuções Criminais, Joseline Vargas. A ação conta com a participação dos membros da Comissão de Direito Sistêmico e da psicoterapeuta Daniela Picolo.

Texto: Ivan Sgarabotto - MTB 20.537 | OAB - Subseção de Caxias do Sul
Créditos de imagem: Divulgação | OAB - Subseção de Caxias do Sul



Voltar