Evento "As Decididas" da OAB Caxias reforça importância da prevenção contra o câncer de mama

28/10/2022
Créditos de imagem: Ivan Sgarabotto | OAB - Subseção de Caxias do Sul
A OAB - Subseção de Caxias do Sul apresentou "As Decididas" na noite desta quinta-feira, 27. A ação do Outubro Rosa, organizado pela Comissão da Mulher Advogada, esteve com o auditório da entidade totalmente lotado. Além disso, aproximadamente 100 alimentos foram doados para a cesta de Natal da AAPECAN (Associação de Apoio a Pessoas com Câncer).

O evento promoveu uma série de atividades que culminaram com informações sobre o câncer de mama, apresentação sobre a história da AAPECAN, depoimentos emocionantes e um desfile especial com a participação de integrantes da CMA e demais advogadas, com roupas da Pole Modas.

Na oportunidade, "As Decididas" contou com a presença da presidente da OAB Caxias, Ana Carla Hendler Gava Furlan; da secretária-geral adjunta; Patricia Montemezzo; da coordenadora da CMA, Fabiola Dall Agno; da presidente da AAPECAN, Marli Larandi e da psicóloga, Bruna Cararo Curra.

A presidente da OAB Caxias na abertura da ação falou sobre as tradicionais campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul. Neste ano, com a negociação da CAARS em Caxias do Sul com à clínica Cedimagem - Diagnóstico por Imagem, o subsídio é pago totalmente para o exame de mamografia as mulheres e do PSA para os homens.

Em pé no auditório, a advogada Ana Carla Furlan, revelou publicamente pela primeira vez, que durante à campanha para a presidência da Ordem em 2021, enfrentou um câncer. Conforme ela, foi uma situação muito difícil e complicada naquele período, por não saber se a doença era benigna ou maligna. Já recuperada neste ano, a presidente mencionou que não chegou a utilizar os serviços da AAPECAN, mas que sempre ajudou e auxilia há muito tempo ao acreditar nos trabalhos prestados pela associação.

A psicóloga da AAPECAN, Bruna Cararo Curra, ressaltou da importância de realizar a prevenção contra o câncer de mama desde cedo, porque o depois pode ser tarde demais para enfrentar a doença. Na palestra, ela explicou sobre os sinais, sintomas, causas e tipos de câncer. "A mulher tem que fazer o autoexame no período que ela se sentir mais à vontade", esclareceu.

A palestrante salientou que a mulher ao agendar a consulta médica tem que informar todos os sintomas e detalhes que sente. "É um erro quando a mulher não fala no agendamento da consulta sobre o que sentiu na mama. Isto é uma prioridade e tem de dizer, por ser muito importante estas informações para o diagnóstico do médico", explicou Bruna Cararo.

Por fim, a psicóloga também comentou sobre como ajudar uma pessoa, além da necessidade de prestar suporte e dar apoio para amenizar a dor de quem está passando pela doença do câncer.

Posteriormente, ocorreram os depoimentos das pacientes atendidas pela associação, Andréa Silva Dias e Carissa Schmitt dos Reis sobre a luta contra o câncer. Por fim, um desfile encerrou as atividades do evento "As Decididas", sob aplausos da plateia.

A sede da OAB Caxias recebe até o dia 31 de outubro (segunda-feira), a exposição "Decididas", com fotografias de pacientes atendidas pela AAPECAN. O público pode visitar a mostra de forma gratuita na recepção da entidade.

Presenças
O evento contou com a prestígio das conselheiras, Jéssica Garcia da Silva Maciel; Natalia Reginini e Silva (vice-coordenadora da CMA); Patrícia Pinto Zart; Paula Comunello Soares e Vivian Vecini (secretária da CMA).

As coordenadoras de comissão, de Direitos Humanos – CDH, Daniela Silva; de Direito Digital e Novas Tecnologias - CDDNT, Cíntia Miele Garnier; de Seguridade Social - CESS, Rosana Morete da Rosa Dias Tocchetto; de Diversidade Sexual e Gênero - CEDSG, Gabriela Broilo Bortoluzzi; de Direito Sistêmico - CDS, Kely Laís Gasparin; de Direito de Família e Sucessões - CDFS, Raquel Viviane Fiamenghi Prusch e da subdelegada da CAARS em Caxias do Sul, Solange Meri Colzani de Borba. A Pole Modas esteve representada pelas proprietárias Parvati Posser e Lakcmi Posser e pela gerente Patricia Schroeber.

O desfile foi protagonizado pelas advogadas Ana Paula Caregnato; Daniela Silva; Dulce Stocco; Gisele Minuzzo; Jéssica Garcia; Kelly Gasparin; Marilene Mendes; Nathalia Reginini; Raquel Macedo; Raquel Prusch; Raquel Rota; Rosana Tochetto; Sabrina Cadó; Tatiane Taupp; Vanessa Cechinatto; Vivian Vecin e Yana Salib. Na ocasião, igualmente participaram da ação, convidadas pela Pole Modas, Adriana Monareto Menegassi; Aline Casanova dos Reis; Carolina Dall'Agno Chies; Daniele Menegotto Vargas e Simone Schiavo.

O evento “As Decididas” foi uma realização da OAB Caxias, CMA, AAPECAN e Pole Modas. O patrocínio foi da Ar Master Sul.

Texto e fotos: Ivan Sgarabotto - MTB 20.537 | OAB - Subseção de Caxias do Sul