Notícias

Evento reúne lideranças femininas do Judiciário Gaúcho

11/03/2022
As reflexões acerca das conquistas femininas e dos avanços que ainda precisam ser alcançados foram alguns temas abordados durante a mesa de debates "Líderes Femininas", evento que fez parte da 5ª edição da campanha "Lugar de mulher é onde ela quiser", celebrada pelo Departamento Cultural da  AJURIS, com o apoio da Escola da Magistratura da AJURIS e do Tribunal de Justiça. A presidente do TJRS, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, foi uma das participantes da mesa, ao lado da diretora do Foro da Comarca de Porto Alegre, juíza Alessandra Abrão Bertoluci, e da diretora da Escola da Magistratura da AJURIS, juíza Patrícia Antunes Laydner, durante a iniciativa realizada na noite desta quinta-feira, 10, no Palácio da Justiça.

Em sua manifestação, a presidente Iris lembrou que as conquistas obtidas pelas mulheres no Brasil ainda são recentes, tendo sido alcançadas somente através de muita luta por intermédio do público feminino. "Gosto de dizer a mesma frase que denomina a campanha, ou seja, afirmar que lugar de mulher é onde ela quiser, pois já demonstramos nossa capacidade em todos os setores, por exemplo, do mercado trabalho, precisando de muito esforço e determinação para o desempenho em cargos e funções importantes na sociedade", enfatizou.

Já a juíza Alessandra Bertoluci afirmou  que "a resiliência e a persistência são características que as mulheres possuem desde o nascimento e, por isso, temos muita capacidade de diálogo para o enfrentamento das adversidades existentes". A juíza Patrícia Laydner, por sua vez, acha que o Dia Internacional da Mulher não deve ser somente uma data para comemorações, mas sim para uma reflexão crítica dos avanços necessários no Brasil em torno dos direitos das mulheres. "Sabemos que milhares de mulheres são vítimas de violência doméstica e as estatísticas precisam ser reduzidas", afirmou a magistrada.

O presidente da AJURIS, desembargador Cláudio Luís Martinewski, no seu pronunciamento, disse que a 5ª edição da campanha "Lugar de mulher é onde ela quiser"  tem um caráter especial, tendo em vista que pela primeira vez o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul  é presidido por uma Desembargadora. Durante o evento, ocorreu uma homenagem à Desembargadora aposentada Maria Berenice Dias, primeira magistrada na história do Judiciário Gaúcho., que assumiu como juíza de Direito em 1973 e, posteriormente, como desembargadora no ano de  1996. "Apesar das inúmeras dificuldades, alcancei meu sonho de ser magistrada e lembro que eu falava naquela época na qual ingressei que futuramente as mulheres seriam indispensáveis na magistratura, e hoje podemos ver no Judiciário Gaúcho que este fato é uma realidade, pois temos muitas Juízas e Desembargadoras atuando aqui", afirmou a homenageada.

A iniciativa também contou com a participação do 1° vice-presidente do TJRS, desembargador Alberto Delgado Neto, da 3ª vice, desembargadora Lizete Andreis Sebben, da juíza-corregedora Coordenadora Cristiane Hoppe, da Defensora Pública-Geral em Exercício Rafaela Consalter, da representante da OAB, Karina Consalter Silva, e do desembargador federal João Batista Ponto Silveira, do Tribunal Regional da 4ª Região, do vice-presidente cultural da AJURIS, juiz Daniel Neves Pereira, que foi o mediador da mesa de debates, e da vice-presidente de aposentados da AJURIS, desembargadora Helena Ruppenthal Cunha, entre outras autoridades.

Créditos de imagem: TJRS - Divulgação
Fonte: TJRS
Voltar