Notícias

Lamachia discute pautas da Casa de Mediação da OAB/RS

11/01/2022
O presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, recebeu o coordenador da Casa de Mediação da OAB/RS, Ricardo Dornelles, e as integrantes da CEMPR, a vice-presidente da administração pública, Tatiana Linn, e a conselheira da OAB/RS, Maria de Fatima Zachia Paludo. Entre as demandas trazidas está o pedido de reabertura da Casa de Mediação, que ficou fechada para o atendimento presencial devido a pandemia. O encontro ocorreu nesta segunda-feira, 10.10, no gabinete da presidência.

Lamachia manifestou-se pela imediata abertura da Casa de Mediação e afirmou que irá encaminhar o tema com a maior celeridade possível: “O trabalho desenvolvido pela nossa Casa de Mediação é de grande relevância, não só para a advocacia, mas para o sistema de Justiça. A formação de mediadores abre também um mercado de trabalho para a advocacia”, ressaltou.

Dornelles falou sobre o projeto de interiorizar a Casa de Mediação com as subseções, além de reforçar as atividades realizadas nos últimos anos: "Ao longo desses 10 anos temos orgulho da nossa contribuição na formação de mediadores e no incentivo da aplicação dos métodos autocompositivos.", destacou.

Casa de Mediação

A OAB/RS, por meio da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPR), firmou convênio com a Secretaria Nacional da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça para a criação da Casa de Mediação. A iniciativa, pioneira no país, foi inaugurada em março de 2011.

A Casa de Mediação fornece cursos de formação de mediadores. A capacitação possui aulas teóricas e práticas de mediação, com orientação técnica. Após o curso teórico, os participantes iniciam as aulas práticas com o atendimento voluntário à população.

Créditos de imagem: OAB/RS - Divulgação
Fonte: OAB/RS
Voltar
Categorias
Tags