Marcada por homenagens, Breier realiza última sessão do Conselho Pleno da OAB/RS

14/12/2021
Após comandar mais de 60 reuniões do Conselho Pleno da OAB/RS, o presidente Ricardo Breier experimentou uma sensação diferente. Na tarde desta sexta-feira, 10.12, ele conduziu a última sessão ordinária do ano de 2021 com os conselheiros seccionais.

O encontro também marcou a despedida de Breier da presidência do Conselho. Mas ele segue com intensa agenda, já que o mandato se encerra em 31 de dezembro e existem ainda muitas demandas institucionais. Ele completará as gestões 2016-2018 e 2019-2021 como presidente.

Na sua manifestação, Breier lembrou a importância do trabalho coletivo. A segunda gestão foi diretamente afetada pela pandemia do coronavírus, sendo que o planejamento precisou ser modificado em razão das restrições. O presidente lembrou que dezenas de advogados e advogadas perderam a vida em razão da doença. “Foi fundamental a dedicação e o engajamento de todos. Tivemos coragem de enfrentar temas espinhosos, muitas vezes sem ninguém ao nosso lado”, frisou.

O presidente da OAB/RS destacou a eleição de Leonardo Lamachia para comandar a gestão 2022-2024, lembrando que foi um voto de confiança da advocacia gaúcha. “Foram quase 70% dos votos válidos. Isso é muito expressivo. O trabalho e a dedicação vencem, e isso foi reconhecido”, salientou Breier.

Ao final da fala, Breier agradeceu os integrantes da diretoria, conselheiros, colaboradores da Ordem e todos que contribuíram no período em que esteve na presidência. “Agradeço pela dedicação, paciência e disponibilidade de todos”, reforçou. O presidente foi homenageado e recebeu uma recordação.

Além de Breier, também se manifestaram os demais integrantes da diretoria na gestão 2019-2021: a secretária geral, Regina Guimarães, a secretária geral-adjunta, Fabiana da Cunha Barth, e o tesoureiro André Sonntag. Todos encerram sua participação nos respectivos cargos e foram efusivamente aplaudidos pelos conselheiros. O vice-presidente Jorge Fara não pôde acompanhar a sessão em razão de compromissos familiares.

Homenagens

A última sessão do ano também marcou a entrega de homenagens aos integrantes da Comissão Eleitoral da OAB/RS. A maior eleição na história da Ordem gaúcha em número de votantes também foi inovadora ao permitir o voto on-line. No total foram 48.198 advogados e advogadas que participaram da votação virtual, representando 86.62% do total de votantes aptos. O pleito ficou marcado pela transparência, rapidez e economicidade do processo.

A presidente da Comissão Eleitoral, Elaine Harzheim Macedo, estava bastante emocionada com a distinção oferecida pelo Conselho Pleno. “Foi um desafio que a OAB/RS abraçou Hoje, estamos aqui num fechamento da eleição”, assinalou. A Comissão Eleitoral foi composta por Elaine Harzheim Macedo, Miguel Antônio Silveira Ramos, Avelaine Cardozo dos Santos, Caetano Cuervo Lo Pumo, Telmo Lemos Filho e Maximilia Silva de Paula.

Despedidas

A sessão também foi marcada por despedidas de conselheiros que não permanecerão a partir de 2021. Todos tiveram a oportunidade de se manifestar e receber dos colegas o agradecimento pelo trabalho desempenhado. O sentimento de dever cumprido foi unânime entre os conselheiros e membros da diretoria ao final da sessão.