Nova sede da OAB - Subseção de Caxias do Sul é entregue para a advocacia

06/06/2022
Créditos da imagem: Daniel Hendler
A advocacia gaúcha viveu um dia histórico nesta última quarta-feira, 1º de junho, com a inauguração da nova sede da Subseção de Caxias do Sul, Antônio Prado, Flores da Cunha e São Marcos. O prédio está localizado na rua Raimundo Nora, nº 33, bairro Panazzolo.

Com a participação de um grande público, centenas de advogados e autoridades, puderam conferir as instalações do local, que possui uma estrutura ampla e moderna. A área de 1.218,29m² foi obtida por permuta de terreno doado à antiga ABECA - Associação Beneficente Casa do Advogado, em 2011, dos quais foram disponíveis 678,31 m².

O antigo sonho de ter uma nova sede própria é realizado no período em que a Subseção de Caxias do Sul celebra 90 anos. A presidente da Ordem caxiense, Ana Carla Hendler Gava Furlan, destacou, que a obra foi construída com recursos exclusivos da advocacia. “Pensamos nos mínimos detalhes, então esperamos que gostem e que façam bom uso”. Conforme ela, já há planos para deixar a obra ainda mais bonita e completa, “conversando ainda mais com o entorno e a comunidade, então logo teremos mais novidades, as quais apresentaremos oportunamente para a classe”, disse.

O presidente da OAB Caxias do Sul, do biênio 2010/2012, o advogado Marcelo Rugeri Grazziotin, falou em nome dos ex-presidentes das gestões passadas, sobre a importância da inauguração. "Este é um momento especial. É o momento de muito carinho por muitos advogados", ressaltou ele ao agradecer por ter sido escolhido para falar no evento festivo.

O presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin, relatou da conquista, que vem sendo sonhada há 20 anos e, que agora, foi solidificada. “A maior Subseção do estado, hoje tem a maior sede com espaço da CAA, com estações de trabalho, loja, salas de odontologia e fisioterapia, e as cabines para audiências virtuais, as primeiras no estado, que não temos, inclusive, na capital, adaptadas aos novos tempos de pandemia”, destacou.

O ex-presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, que deu início à construção da sede em sua gestão, enalteceu o feito. “Nós temos que celebrar muito esta conquista que significa a superação da dificuldade. E mesmo no período difícil de pandemia, este projeto da sede não parou e foi executado com todo o cuidado e responsabilidade pelo nosso ex-tesoureiro André Sonntag”, declarou.

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia parabenizou os presidentes que passaram pela Subseção, que completou 90 anos em 2022. “A OAB e a CAA, junto com a Subseção, entregam um grande feito para a advocacia gaúcha e para a advocacia de Caxias do Sul. Hoje o presente e o futuro se encontram para celebrar a nossa profissão. A sede de Caxias de Sul foi pensada e criada para atender a advocacia da maior subseção em número de inscritos no RS”, finalizou.

A estrutura
- No andar do térreo, onde está localizada a recepção da Ordem, também há um moderno auditório, com a capacidade de aproximadamente 100 pessoas sentadas, um telão e a galeria dos ex-presidentes;

- No primeiro piso, encontra-se a Caixa de Assistência dos Advogados do RS - CAA/RS. Há 12 computadores com scanner, salas de saúde para fisioterapia e dentista, uma sala de reunião, uma loja e seis cabines, que são as primeiras do RS, no qual o advogado e seu cliente, poderão fazer audiência on-line com todo o sigilo, por causa da proteção acústica;

- No segundo piso, onde está a OAB, possui biblioteca, salas de reuniões, sala de audiência (TED), sala da presidência, além das salas para os servidores da Ordem, que estão divididas em Gabinete da Presidência, sala da Assessoria da Presidência, Financeiro, Comunicação e TED. Na sala da ABECA, poderá ser realizada reuniões ou com a possibilidade de transformar em miniauditório com data show e telão;

- No subsolo do prédio da Subseção de Caxias do Sul, onde nos próximos dias funcionará um estacionamento rotativo, com preço especial para os profissionais da advocacia.

Presenças
Também estiveram presentes ao evento: o ouvidor-geral da OAB Nacional, José Augusto Noronha; o secretário-geral da OAB/RS, Gustavo Juchem; a diretora da ESA e ex-presidente da OAB Caxias, Graziela Vanin; o tesoureiro da CAA/RS, Matheus Torres; o coordenador do Clube da Advocacia, Arnaldo Guimarães; o ex-tesoureiro  da OAB/RS, André Sonntag; a conselheira federal, Mariana Melara Reis; os ex-presidentes da OAB Caxias: Air Paulo Luz, Alceu Barbosa Velho, Deli Tomazzoni, Marcelo Grazziotin, Delmir Portolan, Gustavo Miele, Lauri Silva e Roberto Sbravati; os conselheiros estaduais, Daniel Barreto e Josana Rivoli; os presidentes de subseções: de Canela/Gramado, Anne Grahl, de São Sebastião do Caí, Evaldo Kievel, de Vacaria, Monique de Oliveira; de Farroupilha, Tiago Troes, de Bento Gonçalves, Rodrigo Terra e de Lagoa Vermelha, Dante Casteli. Além da juíza diretora do foro estadual do Caxias, Joseline de Vargas; o juiz diretor do foro federal de Caxias, Osório Ávila; o juiz diretor do foro trabalhista de Caxias, Rafael Marques; o diretor do Ministério Público de Caxias, Adrio Gelati; o deputado estadual, Carlos Búrigo; o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico; a vereadora Tatiane Frizzo; o padre auxiliar do Santuário de Caravaggio, Jocimar Romio e demais autoridades.

Texto: Ivan Sgarabotto - MTB 20.537 | OAB - Subseção de Caxias do Sul
Créditos da imagem: Daniel Hendler