OAB Caxias acompanha geração de mídias e carga nas urnas para eleições 2022

21/09/2022
Créditos de imagem: Ivan Sgarabotto | OAB - Subseção de Caxias do Sul
A OAB - Subseção de Caxias do Sul, participou na manhã desta sexta-feira, 16, no Cartório Eleitoral, do acompanhamento da geração de mídias e carga nas urnas eletrônicas que serão utilizadas para as eleições 2022, em Caxias do Sul.

A entidade esteve representada na cerimônia pela presidente, Ana Carla Hendler Gava Furlan; do vice-coordenador da Comissão Especial de Pleitos Eleitorais – CEPE, Frederico Cattani e da integrante da comissão, Andressa Bossler.  “Para legitimação destes procedimentos que antecedem as eleições, é importante que a OAB e Ministério Público estejam presentes, o que aliás acontece há muitos anos”, destacou a presidente da Ordem.

A ação teve a participação do chefe de cartório da 169ª Zona Eleitoral, Edson Borowski; do juiz eleitoral da 16ª Zona Eleitoral, João Pedro Cavalli Júnior e da juíza eleitoral da 136ª Zona Eleitoral, Taise Velasquez Lopes, que explicaram o funcionamento deste processo. Os promotores eleitorais, Adrio Gelatti (169ª Zona Eleitoral), Cristiano Salau Mourão (16ª Zona Eleitoral) e Fernanda Soares Pereira (136ª Zona Eleitoral) também estiveram conferindo a atividade.

A etapa da geração de mídias antecede à preparação das urnas eletrônicas. Igualmente nesta manhã, ocorreu o procedimento de carga e lacração de uma urna para votação. A imprensa, os partidos políticos e demais interessados foram convidados para assistir os procedimentos.

Na manhã da segunda-feira, 26, será realizada a auditoria e verificação de dados das urnas eletrônicas. Além disso, terá simulação da votação com os dados oficiais para conferência.

As ações contam com a presença de diversas entidades fiscalizadoras, como a OAB – Subseção de Caxias do Sul, para legitimar a confiabilidade do processo das urnas para votação do pleito eleitoral.

O primeiro turno das eleições 2022 ocorrem no domingo, dia 2 de outubro, das 8h às 17h, em todo o Brasil. O município de Caxias do Sul, tem 162 locais de votação, 1.098 seções e 343.453 eleitore(a)s aptos. O pleito deste ano terá disputa para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente.

Texto e fotos: Ivan Sgarabotto - MTB 20.537 | OAB - Subseção de Caxias do Sul