Login
Não possui cadastro? Clique aqui para se cadastrar
Notícias
OAB Caxias debate o Autismo e seus desafios
02/12/2025

A OAB Caxias do Sul, Antônio Prado, Flores da Cunha e São Marcos, por meio das Comissões de Direitos Humanos e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizou na noite de ontem (1º), um debate com o tema “O Autismo e Seus Desafios: Um Olhar Multidisciplinar Sobre Psicologia, Direito, Inclusão e Acesso à Justiça”.
O evento teve a parceria da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB/RS, e das Comissões da Pessoa com Deficiência e de Direitos Humanos da OAB Farroupilha.
A mesa de honra, que realizou a abertura oficial do evento, foi conduzida pelo presidente da OAB Caxias, Mauricio Rugeri Grazziotin e composta por: Camila Gomes dos Santos – Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Caxias; Eduardo Vargas Bolsanella – Presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB Caxias; Luciana Zanonato – Secretária-geral adjunta da OAB Farroupilha; Thiago Mancio Millis – Vice-presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB/RS; Joel Fabro – Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Farroupilha e Renata Esmeraldo – Presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB Farroupilha.
A proposta do debate foi promover uma interseção entre o Transtorno do Espectro Autista, a Psicologia e o Direito, expandindo o conhecimento e identificando estratégias para buscar a inclusão social e o acesso à justiça de indivíduos autistas.
Para isso, três palestrantes abordaram suas visões sobre o assunto. A advogada, mãe atípica e professora universitária, Cintia Schmidt, trouxe a visão dos pais atípicos, demonstrando formas efetivas de inclusão de crianças com TEA.
Autismo e Acesso à Justiça: superando as barreiras atitudinais, processuais e institucionais nas ações contra operadoras de saúde foi o tema trazido pelo analista jurídico do MPU, Douglas Roberto Winkel Santin.
Já a psicóloga e mãe atípica, Graziela Cunha Canônica, falou da importância de identificar o autismo precocemente.
Cerca de 100 pessoas participaram do debate de forma presencial ou on-line.
Os Postos Gambino e o Hotel Swan apoiaram o evento.
Texto: Mariane Wernke – OAB Caxias do Sul
Fotos: Kailaine Gomes - OAB Caxias do Sul
Texto: Mariane Wernke – OAB Caxias do Sul
Fotos: Kailaine Gomes - OAB Caxias do Sul
Voltar
Categorias




