OAB Caxias do Sul realiza cerimônia de posse festiva e lança selo comemorativo aos 90 anos da entidade caxiense

16/03/2022
A solenidade de posse da diretoria da OAB – Subseção de Caxias do Sul, Antônio Prado, Flores da Cunha e São Marcos, para o triênio 2022/2024, foi realizada na noite desta última sexta-feira, 11 de março, no auditório da CIC, em Caxias do Sul.

O evento foi marcado pela presença de ex-presidentes da entidade, do lançamento do selo comemorativo aos 90 anos da Ordem caxiense e também pelo anúncio de que, em breve deverá ser inaugurada a nova sede da subseção, entre outros momentos históricos nos discursos das autoridades.

A diretoria da OAB Caxias é formada por Ana Carla Hendler Gava Furlan (presidente), Maurício Rugeri Grazziotin (vice-presidente), Giovanni Tomasi (secretário-geral), Patrícia Montemezzo (secretária-geral adjunta) e Flávio Henrique Miranda Zanettini (tesoureiro).

A presidente da Ordem caxiense, Ana Carla Furlan, falou sobre o resgate da essência da entidade para tornar a advocacia mais forte. “Estaremos juntos pelo nosso maior objetivo: uma advocacia mais forte gerando uma sociedade mais justa! Vamos resgatar a essência de nossa instituição e reconduzi-la ao seu lugar de excelência!”

Além disso, ela afirmou que o comprometimento será a palavra-chave de seu mandato. “Faremos uma gestão transparente e com diálogo aberto para promover a integração entre todas as gerações de advogados para um futuro norteado pela inovação, qualificação e colaboração no exercício da advocacia”, complementou a presidente.

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, relatou que a noite desta última sexta-feira ficou marcada pelo ato simbólico com a união da advocacia caxiense. “Eu vejo aqui na Subseção de Caxias do Sul uma demonstração do que nós precisamos para os próximos três anos. Saio daqui com uma demonstração de união que a subseção de Caxias dá, com a presença de ex-presidentes, dirigentes, ex-dirigentes e colegas”.

O ex-presidente da Ordem estadual e atual presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Ricardo Breier, comentou sobre a identificação e os princípios de Ordem. “O compromisso desta chapa eleita pela advocacia de Caxias tem a esperança de uma ação democrática; de uma ação realmente relacionada a identificação com os princípios de Ordem e a bandeira desta constituição federal, distanciando de qualquer ideologia partidária”.

O presidente da CAA/RS, Pedro Zanette Alfonsin, discursou sobre os momentos difíceis que a advocacia tem participado, por causa da pandemia da Covid-19, e que isto afetou muitos advogados. “Levamos o auxílio solidário a centenas de colegas em todo o interior do Estado do Rio Grande do Sul. Muitos colegas ficaram sem trabalho neste período e é uma realidade triste, que, infelizmente temos que retratar”.

O ex-presidente da OAB – Subseção de Caxias do Sul, Lauri Romário Silva, falou em nome dos presidentes das gestões passadas. Em seu discurso, ele comentou sobre os 90 anos da Ordem caxiense; a construção do novo prédio da Subseção; as grandes conquistas da advocacia local e a satisfação de participar do evento festivo. “Que tenhamos três anos de muito trabalho para a continuação de etapas históricas da nossa OAB Caxias do Sul. É uma alegria e satisfação estar com vocês neste momento único”.

O procurador-geral do município, Adriano Tacca, representando o prefeito de Caxias do Sul, destacou sobre o poder da advocacia e a metamorfose social, política e econômica, com o aceleramento da globalização, das redes sociais e das inovações tecnológicas que transformam o ambiente familiar, institucional e a profissão. “No ambiente democrático é compreensível a discordância, porém, não podemos admitir qualquer tipo de ofensa a dignidade da nossa profissão e de nossa instituição, sobre pena da própria desvalorização da advocacia”.

Também prestigiaram a cerimônia em Caxias do Sul os ex-presidentes da subseção: Air Paulo Luz, Alceu Barbosa Velho, Deli Ivani Vencatto Tomazzoni, Graziela Vanin (atual conselheira da OAB/RS), Marcelo Grazziotin e Delmir Portolan, que se fez representar; a conselheira estadual da OAB/RS, Ana Lúcia Santos da Motta; o conselheiro estadual da OAB/RS, Daniel Barreto; o ex-conselheiro estadual da OAB/RS, André Zucco; a presidente da OAB - Subseção de Nova Petrópolis, Áurea Comelli Born; o presidente da OAB - Subseção de Farroupilha, Tiago Baseggio Troes; o tesoureiro da CAA/RS, Matheus Portella Ayres Torres; o coordenador da Procuradoria-Geral do Estado em Caxias do Sul, Rafael Orozco; o juiz diretor da Justiça Federal de Caxias do Sul, Osório Ávila Neto; o juiz do Foro da Justiça Estadual de Caxias do Sul, José Pedro Cavalli Júnior; a juíza do Foro Estadual de São Marcos, Ana Paula Della Latta; a vice-promotora das Promotorias de Justiça do Ministério Público Estadual em Caxias do Sul, Janaína de Carli, no ato representando o Ministério Público Estadual em Caxias do Sul; o Delegado Regional da Polícia Civil de Caxias do Sul, Cleber dos Santos Lima; representando a Assembleia Legislativa do RS, o deputado estadual Carlos Búrigo; a presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Denise Pessôa; o presidente da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, Angelo Boscari Junior; representando o prefeito de São Marcos, o assessor jurídico Fúlvio Pessini; representando a Câmara de Vereadores de São Marcos, o vereador Ronaldo Giotti; advogados e advogadas, convidados especiais e imprensa.

Conselheiros Titulares e Suplentes empossados:
Adriane Pereira Lopes
Alexandre Sanchez Fernandez