OAB Caxias do Sul realiza visita ao Juizado da Violência Doméstica

15/06/2022
Créditos da imagem: Divulgação | OAB - Subseção de Caxias do Sul
A OAB – Subseção de Caxias do Sul participou de uma reunião na manhã desta última segunda-feira, 13, com o Juiz do Juizado da Violência Doméstica do Foro de Caxias do Sul, Luis Filipe Lemos Almeida.

A presidente da Ordem caxiense, Ana Carla Furlan, acompanhada da coordenadora da Comissão da Mulher Advogada, Tamyris Padilha e da vice-coordenadora, Aline Pasquali, estiveram no encontro. A psicóloga forense, Maria Elaene Tubino, também participou da atividade.

Na oportunidade, foram apresentados os projetos da Comissão da Mulher Advogada. “A Ordem caxiense e a comissão se colocaram à disposição para colaborar com as demandas do Juizado”, destacou a coordenadora da CMA.

A presidente da entidade ressaltou a importância da cooperação entre os advogados e os servidores da comarca, no sentido de pensar melhorias para os fluxos de trabalho e colaborar para o combate à violência doméstica.

Um dos exemplos de ferramentas utilizadas no enfrentamento à violência é o projeto H.O.R.A (Homens, Orientação, Reflexão e Atendimento), conduzido pelo Juizado da Violência Doméstica sob a titularidade do Luis Filipe Lemos Almeida e coordenado pela psicóloga Maria Elaene Tubino e sua equipe.

O projeto voltou a realizar os grupos reflexivos presenciais em abril deste ano e consiste na realização de dez encontros, nos quais são propostas dinâmicas e reflexões aos homens que são intimados do deferimento de medidas protetivas de urgência, com base na Lei Maria da Penha. O projeto é reconhecido em nível nacional, tendo ganhado prêmios pelo caráter inovador e pela eficiência da metodologia, que reduz em até 94% as taxas de reincidência.

Outro tema abordado na reunião, foi sobre a Central de Atendimento ao Público (CAP), que tem como objetivo centralizar os serviços em um mesmo lugar, agilizando o cumprimento dos processos.

Texto: Ivan Sgarabotto - MTB 20.537 | OAB - Subseção de Caxias do Sul
Créditos da imagem: Divulgação | OAB - Subseção de Caxias do Sul