Notícias

OAB Caxias incentiva advocacia para a atuação social

26/01/2023
Créditos de imagem: Ivan Sgarabotto | OAB - Subseção de Caxias do Sul
O profissional da advocacia possui uma função social de zelar pelos direitos e garantias dos cidadãos para construir uma sociedade mais justa, igualitária e livre.

O Código de Ética e Disciplina da OAB destaca que, “o advogado é indispensável à administração da Justiça, devendo guardar atuação compatível com a elevada função social que exerce, velando pela observância dos preceitos éticos e morais no exercício de sua profissão”. Ainda conforme o estatuto, é salientado sobre jamais permitir “que o anseio de ganho material sobreleve a finalidade social do seu trabalho”.

A OAB - Subseção de Caxias do Sul incentiva à participação e a contribuição da classe para ações sociais. A presidente da entidade, Ana Carla Hendler Gava Furlan, reforça o convite para o aumento do engajamento com a causa solidária. “Uma atitude nobre pode realmente mudar a vida de muitas pessoas”. 

A entidade, da mesma forma, promove atividades de cunho social ao longo do ano. Atualmente, estamos promovendo três campanhas. Organizado pela Comissão da Jovem Advocacia – CJA, a ação “Alimente e Vista uma criança com amor” é destinada para crianças e familiares em vulnerabilidade social. A sua doação de alimento ou roupa, pode ser realizada até o dia 28 de fevereiro na sede da OAB e na sala do Fórum.

Sob responsabilidade da Comissão de Direito de Família e Sucessões - CDFS, o projeto “Filho não é visita”, coloca em debate o direito e o dever de convivência, além de discutir o pensamento na parentalidade contemporânea e o reconhecimento de vínculo. A ação trabalhada nos eventos da CDFS é uma idealização da OAB/SP e igualmente está sendo desenvolvida pela OAB/RS. 

A Comissão de Direito Médico e da Saúde – CDMS promove “Seja um doador de sangue!” O projeto da entidade em parceria com o Banco de Sangue, tem o objetivo de incentivar e estimular à doação de sangue por jovens, a partir dos 16 anos. A ação salienta a importância para a doação e realiza esclarecimentos sobre o ato de doar que salva vidas.

Além das campanhas institucionais, a OAB Caxias apoia outros projetos como o da Moeda Mão Amiga, com a venda de moedas plásticas por R$ 1 cada, para ajudar moradores de rua. Também somos um dos pontos de coleta de tampinhas plásticas do Engenharia Solidária, que visa o bem-estar de animais em situação de risco. Por fim, recentemente foi realizado a doação de cabelos ao Banco de Perucas da AAPECAN, entre outras atividades paralelas durante todo o ano. As doações auxiliam e ajudam no tratamento de muitas pessoas.

Texto e foto: Ivan Sgarabotto - MTB 20.537 | OAB - Subseção de Caxias do Sul 



Voltar