Notícias

OAB Caxias promove 2ª Mostra de Métodos Autocompositivos na Era Digital

06/07/2022
Créditos de imagem: Ivan Sgarabotto | OAB - Subseção de Caxias do Sul
A OAB - Subseção de Caxias do Sul, por meio da Comissão de Mediação e Práticas Restaurativas – CEMPR e da Comissão de Direito Digital e Novas Tecnologias – CDDNT, realizou, a 2ª edição da Mostra de Métodos Autocompositivos na Era Digital. 

Aproximadamente 70 pessoas acompanharam durante toda esta última sexta-feira, 1º de julho, o evento promovido no miniauditório do Foro Estadual, que contou com mais de 10 atividades e participações de palestrantes nacionais e internacionais. O evento também arrecadou doações de alimentos, que serão destinados à escola municipal Villa Lobos.

A abertura da 2ª edição da Mostra de Métodos Autocompositivos na Era Digital contou com a presença do vice-presidente da OAB – Subseção de Caxias do Sul, Maurício Rugeri Grazziotin; da coordenadora da CEMPR, Larissa Eckert Furlan Zanettini; da coordenadora da CDDNT, Cíntia Miele Garnier; da juíza diretora do Foro Estadual – Comarca de Caxias do Sul, Joseline Mirele Pinson de Vargas; do juiz coordenador do CEJUSC, Clóvis Moacyr Mattana Ramos, do desembargador do TJ/RS Leoberto Narciso Brancher.

“O público constituído de advogados, estudantes, mediadores e servidores públicos avaliou como muito positivo este formato da Mostra, trazendo palestras presenciais e virtuais, além das atividades práticas de Círculo de Paz e de simulação de mediação cível virtual”, relatou a coordenadora da CEMPR, Larissa Zanettini.

Ainda conforme a advogada, “a ideia dos organizadores era justamente propiciar um maior contato dos operadores do Direito com os Métodos Autocompositivos que, durante a pandemia, continuaram sendo muito utilizados e tiveram adequações com a questão digital”.

A coordenadora da CDDNT, Cíntia Garnier, também fez uma avaliação positiva da atividade. “Houve um bom público e os temas abordados trouxeram um panorama geral sobre os métodos alternativos utilizados atualmente, o pré-processo e as tendências e ferramentas digitais existentes, que poderão servir de auxílio para atingir maiores números de acordos nas práticas de conciliação e mediação”.

Palestraram no evento a secretária do CEJUSC, Kelen Toss de Lima; a oficineira de Parentalidade, Francine Chiaradia; a coordenadora do Núcleo do programa municipal de Pacificação Restaurativa, Débora Adriana Schimidt; a advogada e mediadora, Veridiana Martins; a representante do Conima, Marilene Marodin; a presidente da FAS, Katiane Boschetti da Silveira; o advogado, mediador e professor de resolução de disputas na Pepperdine, Califórnia - EUA, Marcelo Rosadilla; o juiz de Direito, Roberto Lorea; o advogado, mediador e presidente da Comissão Especial de Mediação da OAB/RS, Ricardo Dornelles e os facilitadores e instrutores de Círculos de Construção de Paz, Adilson Martins Corrêa e Alceu Wanderlei Valin de Lima.

Todos os registros do evento estão disponibilizados na galeria de fotos do site da OAB Caxias do Sul (link aqui).

Texto e fotos: Ivan Sgarabotto - MTB 20.537 | OAB - Subseção de Caxias do Sul
Voltar