Login
Não possui cadastro? Clique aqui para se cadastrar
Notícias
OAB Caxias promove debate sobre acolhimento e atuação na defesa das mulheres vítimas de violência
02/07/2026

A OAB Subseção de Caxias do Sul, Antônio Prado, Flores da Cunha e São Marcos, por meio das Comissões de Direitos Humanos e da Mulher Advogada, realizou, na noite da última terça-feira (30), o evento on-line “Atuação da Defesa das Mulheres Vítimas da Violência: Acolhimento, Identificação Precoce e Estratégias Transversais de Enfrentamento”, reunindo profissionais de diferentes áreas para uma abordagem multidisciplinar sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.
O presidente da OAB Caxiense, Maurício Rugeri Grazziotin, a presidente da Comissão de Direitos Humanos, Camila Gomes dos Santos e a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Raquel Macêdo, abriram o encontro enfatizando a importância da iniciativa que tem como objetivo o fortalecimento das políticas de prevenção, acolhimento e garantia de direitos às mulheres em situação de violência.
A Delegada de Polícia, Thalita Andrich, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Caxias do Sul - DEAM, compartilhou sua experiência na segurança pública, destacando a identificação precoce dos sinais de violência, os mecanismos de proteção disponíveis e os desafios enfrentados na atuação policial especializada.
Na sequência, a advogada Daniella Feliciano, especialista em Direito de Família e Mediação, sócia da Optimi Solução Inteligente de Conflitos e integrante do Colegiado do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Caxias do Sul, abordou a importância do acolhimento qualificado e da atuação humanizada nos conflitos familiares envolvendo situações de violência.
A psicóloga Maria Marlene da Silva Faria, com três décadas de atuação profissional e presidente da Apsiconor, trouxe reflexões sobre os impactos psicológicos da violência, enfatizando a importância da saúde mental, do acolhimento e do trabalho integrado entre os diversos profissionais da rede de atendimento.
Encerrando o evento, o Juiz de Direito Luis Filipe Lemos Almeida, titular do Juizado da Violência Doméstica de Caxias do Sul, apresentou uma análise sobre a atuação do Poder Judiciário no enfrentamento à violência doméstica, ressaltando a relevância da articulação entre instituições para garantir proteção efetiva às vítimas e responsabilização dos agressores.
O encontro reforçou a importância da atuação interdisciplinar e do diálogo permanente entre Advocacia, segurança pública, psicologia e Poder Judiciário como instrumentos essenciais para o enfrentamento da violência contra a mulher. Também evidenciou o compromisso da OAB Caxias do Sul e de suas Comissões com a promoção de debates qualificados, a defesa dos direitos humanos e o fortalecimento da rede de proteção às mulheres.
Texto: Mariane Wernke | OAB - Subseção de Caxias do Sul
Créditos de imagem: Comunicação OAB - Subseção de Caxias do Sul
Voltar
Categorias




