Notícias

OAB Caxias realiza evento sobre gestão de riscos psicossociais e impactos da NR-1 nas empresas

11/05/2026
A OAB Subseção de Caxias do Sul realizou, na tarde da última sexta-feira (8), o evento “NR-1 na Prática: Gestão de Riscos Psicossociais”, promovendo um espaço de debate técnico e multidisciplinar sobre os impactos da atualização da Norma Regulamentadora nº 1 no ambiente corporativo e nas relações de trabalho.

A abertura do encontro contou com a participação da vice-presidente da OAB Caxias do Sul, Patrícia Montemezzo, do presidente da Comissão de Direito do Trabalho, André Chimello, do vice-presidente da Comissão de Direito Empresarial e Compliance, Cristian Baltazar da Silva, e do vice-presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Rodrigo Ruzzarin. 

Organizado pela Comissão de Direito do Trabalho em conjunto com a Comissão de Direito Empresarial e Compliance, o evento contou com o patrocínio master de Gustavo Turani Leilões, patrocínio prata de Deltafire Sistemas de Prevenção de Incêndios e patrocínio bronze de DHC Contabilidade e Gestão, Restaurante Andrea, Sicredi Pioneira e Válum Imóveis, parceiros que contribuíram para a realização da iniciativa.

A tarde reuniu especialistas para discutir os desafios práticos da implementação da NR-1, especialmente no que diz respeito à gestão de riscos psicossociais e à saúde mental dos trabalhadores.

Durante sua manifestação na mesa de abertura, a vice-presidente da Subseção, Patrícia Montemezzo, destacou a relevância do debate e os reflexos diretos da norma tanto para trabalhadores quanto para empregadores.

“É fundamental falar sobre a saúde do trabalhador, mas também compreender os impactos dessa nova regulamentação no dia a dia das empresas, que precisam se adaptar e cumprir adequadamente essas exigências. Esse é um dos grandes desafios atuais.”

A programação contou com a realização da mesa redonda “Impactos Práticos da NR-1: Do Papel à Realidade”, reunindo nomes de destaque nas áreas trabalhista, saúde ocupacional e gestão de riscos. Entre os palestrantes estiveram o auditor fiscal do trabalho Mauro Marques Muller, a diretora de saúde ocupacional Maria Verônica Fragoso Floresta, em participação remota, e a mestre em Serviço Social Jacéia Netz. 

Além das palestras e debates, o evento também contou com workshop prático voltado à construção de planos de ação relacionados à gestão de riscos psicossociais no ambiente de trabalho. 

Dentre os presentes que prestigiaram o evento, estavam as seguintes autoridades:

Volmir Paza – Secretário-geral da OAB Caxias do Sul
Vivian Vecini – Secretária-geral adjunta da OAB Caxias do Sul
Diogo Biano – Diretor de Comunicação e Eventos da OAB Caxias do Sul
Leomar Renato Meneguzzi – Conselheiro da OAB Caxias do Sul
Tatiane Pasinato dos Santos – Conselheira da OAB Caxias do Sul
Air Paulo Luz – Presidente da OAB Caxias do Sul – Gestão 2013/2015
Laura da Cruz Penna Cioccari – Presidente da Comissão de Igualdade Racial
Raquel Macêdo – Presidente da Comissão da Mulher Advogada


Texto: Kailaine Gomes | Comunicação OAB Caxias do Sul
Crédito das fotos: OAB Subseção Caxias do Sul



Voltar