Notícias

OAB Caxias recebe Corregedoria-Geral da Justiça para explicar sobre novo modelo de Central de Atendimento ao Público

29/06/2022
Créditos de imagem: Ivan Sgarabotto | OAB - Subseção de Caxias do Sul
A pedido presidente da OAB – Subseção de Caxias do Sul, Ana Carla Hendler Gava Furlan, no final da tarde desta segunda-feira, 27, na sede da entidade, a Corregedoria-Geral da Justiça ouviu à classe sobre o sistema Central de Atendimento ao Público (CAP), que foi implantado recentemente no Fórum de Caxias do Sul.

O Juiz-Corregedor, André Dal Soglio Coelho e a diretora do Foro da Comarca de Caxias do Sul, Joseline Mirele Pinson de Vargas, explicaram aos advogados como funciona o novo modelo; o objetivo da implantação do sistema e ouviram da advocacia sobre as dúvidas, críticas e sugestões para o aprimoramento da CAP, que teve início do projeto-piloto, no dia 23 de maio deste ano. 

A secretária-geral adjunta e coordenadora da Ouvidoria, Patricia Montemezzo, também expôs as dificuldades que à classe está enfrentando com a implantação do modelo. Ela ressaltou que os profissionais não estão reclamando da qualidade do atendimento do novo sistema, mas pela dificuldade de acesso no local. “A CAP é um intermediário e os advogados estão sentindo que não estão tendo o livre acesso ao Fórum”, disse a advogada.

A CAP Total foi implantada com o objetivo de centralizar os serviços em um mesmo lugar, agilizando o cumprimento dos processos. O Juiz-Corregedor, André Dal Soglio Coelho, explanou sobre a implantação deste sistema, que diminui o tempo de espera. “A lógica única e exclusiva da Central de Atendimento ao Público (CAP) é para a centralização do atendimento, que fica mais rápido”, destacou ele.

A diretora do Foro, Joseline de Vargas, relatou que o atendimento com o tempo será muito mais qualificado e que o modelo está num período de adaptação. “A CAP no mês de maio, em seis dias úteis, teve 1.509 atendimentos. Em junho, com 18 dias úteis, já foram 4.723 atendimentos. Desde o primeiro dia há uma pesquisa de satisfação, que será avaliada em breve, com a intenção de melhorar para os profissionais da advocacia”, explicou ela.

O evento contou com a participação do vice-presidente, Mauricio Rugeri Grazziotin; do secretário-geral, Giovanni Tomasi; dos conselheiros, Alexandre Sanchez Fernandez; César Augusto Tomé; Jorge Ubiratan Varella Moreira; Natália Reginini e Silva; Patrícia Pinto Zart e Vinícius de Figueiredo; do conselheiro estadual, Daniel Barreto; do integrante da CDAP estadual, Álvaro Bof; do presidente da OAB – Subseção de Caxias do Sul, Lauri Romário Silva (gestão 1983-1984) e demais profissionais da advocacia.

A ata com as sugestões e avaliações realizadas pela advocacia será entregue aos mesmos nos próximos dias para encaminhamentos.

Confira os novos números do Balcão Virtual da CAP:

Área Cível - Fazenda Pública e Anexo Fiscal: (54) 99679.0955 
JEC - Juizado Especial Cível: (54) 99961.6727
Área de Família e Juizado da Violência Doméstica: (54) 99635.5034
Área Criminal e JECRIM: (54) 99963.2644

Texto e foto: Ivan Sgarabotto - MTB 20.537 | OAB - Subseção de Caxias do Sul



Voltar