OAB/RS participa de encontro entre Ouvidorias de instituições gaúchas

24/08/2022
Créditos de imagem: TJRS - Divulgação
O ouvidor-geral da OAB/RS, Daniel Barreto, participou na segunda-feira, 22, do “Encontro de Ouvidorias instaladas em Poderes e Instituições no Rio Grande do Sul”, promovido pela ouvidoria do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

Na ocasião, ouvidores de diversos órgãos apresentaram as atividades desenvolvidas pelas respectivas ouvidorias a fim de promover a aproximação entre as entidades. Os presentes comprometeram-se em dar continuidade aos encontros para fortalecer a rede de ouvidorias e aprimorar os trabalhos desenvolvidos.

De acordo com o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, a tarefa das Ouvidorias, entre elas da Ordem, é essencial justamente por ser a janela de contato com a cidadania para que, assim, seja possível aprimorar o trabalho das instituições. “A OAB/RS sabe da importância de ouvir o cidadão, pois ouvir a cidadania nos ajuda a compreender e alcançar as demandas que devemos solucionar”, disse.

Durante o encontro, Barreto falou sobre o trabalho desenvolvido na ouvidoria da OAB/RS e manifestou o interesse em desenvolver um canal permanente de contato entre os órgãos. “Devemos oportunizar o fortalecimento da rede de ouvidorias através da construção de um serviço de excelência entre as instituições”, afirmou.

Presenças

Também participaram do encontro: a presidente da TJRS, Iris Helena Medeiros Nogueira; o ouvidor do TJRS, desembargador Altair de Lemos Júnior; a ouvidora nacional da mulher no CNJ, desembargadora federal Tânia Reckziegel; o ouvidor substituto do TJRS, desembargador Roberto Carvalho Fraga; a ouvidora da mulher, juíza Jane Maria Köhler Vida; o ouvidor do Tribunal de Justiça Militar, desembargador militar Sérgio Antônio Berni; a ouvidora da defensoria pública, Maria Ramos Dermann; e a ouvidora da Polícia Civil, delegada Viviane Viegas,  além  de representantes das ouvidorias do governo do estado, Tibiara Lopes Prussiano; do Ministério Público, Mauro Henrique Renner; do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, juiz federal Gerson Godinho da Costa; da Brigada Militar, major Marcelo da Silva Bueno; da prefeitura de Porto Alegre, Cátia Lara Martins; e do Tribunal de Contas do Estado, Thaís Krahn.

Créditos de imagem: TJRS - Divulgação