OAB/RS sedia encontro promovido Fórum dos Conselhos com os candidatos ao Senado pelo estado

06/09/2022
No intuito de promover o diálogo e levar informação aos eleitores gaúchos, o Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS, que é presidido pela OAB/RS, organizou um encontro com os candidatos e as candidatas ao Senado Federal pelo estado. O evento ocorreu na tarde da segunda-feira, 5, no auditório do OAB/RS Cubo.

O presidente da OAB/RS e presidente do Fórum dos Conselhos, Leonardo Lamachia, realizou a abertura do painel e, em sua fala inicial, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelas entidades. “Nosso Fórum é uma entidade que reúne quase um milhão de profissionais e, portanto, tem grande representatividade na sociedade gaúcha e muito trabalho em prol dos seus inscritos. Não só em pautas corporativas, mas, também, com ações voltadas a sociedade civil organizada. O evento de hoje é mais uma prova deste compromisso com os profissionais, com o debate público e com a sociedade”, pontuou.

Lamachia também falou sobre a postura e as ações da Ordem gaúcha em prol de um processo eleitoral limpo e democrático. “O papel da OAB/RS nesse processo eleitoral, como sempre tem feito desde 2007, é o de conscientizar. Vamos lançar, daqui a alguns dias, a campanha ‘Voto não tem preço, voto tem consequência’. A OAB/RS se pauta pela pluralidade, pela isenção e não se movimenta por paixões ideológicas ou partidárias. Exatamente por isso sente-se muito à vontade em receber um evento desta natureza, para que todos os candidatos possam externar as suas propostas”, acentuou o dirigente.

Painel

Todos os candidatos e candidatas ao Senado pelo RS foram convidados. Na ocasião, estiveram presentes: Ana Mélia Lemos (PSD), Comandante Nádia (PP), Olívio Dutra (PT) e Professor Nado (Avante). Ao final do painel, os representantes de cada conselho entregaram aos candidatos uma relação das pautas de interesse.

Também estiveram presentes na ocasião a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Karina Contiero; a conselheira estadual, Maria Cristina Carrion; e o presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral, Róger Fischer. A íntegra do evento está disponível no Canal da OAB/RS no YouTube e pode ser acessada clicando neste link.