Notícias

Advogada Mônica Montanari é agraciada com o Título de Cidadã Caxiense

14/12/2021
A advogada e coordenadora da Comissão de Direito de Família – CDF, da OAB - Subseção de Caxias do Sul, Mônica Montanari, recebeu o Título de Cidadã Caxiense, na noite desta segunda-feira, 13.12, em sessão solene no plenário da Câmara de Vereadores.

Ela foi reconhecida, sobretudo pela militância contra a violência às mulheres. “A importância da homenagem é o reconhecimento do respeito com a cidade, mas ao mesmo tempo, é um pouco triste, porque este reconhecimento também é pelo meu ativismo feminista e isto gera uma dúvida. Se não houvesse violência contra a mulher e não houvesse esta necessidade de nós estarmos toda hora no enfrentamento, talvez a minha luta não fosse reconhecida. É também um pouco triste pensar nisso, mas, enfim, ela existe e por isso que luto, para que um dia deixe de existir e assim a gente segue buscando mais justiça e um agir mais social”, relata Mônica.

A proposição do título resultou de iniciativa da vereadora Denise Pessôa, com as assinaturas e a aprovação dos demais parlamentares. A partir da tribuna, a vereadora Denise fez o pronunciamento em nome do Legislativo. Contou boa parte da trajetória de vida e de profissão da homenageada. Salientou o trabalho dela, em favor das mulheres e dos direitos humanos em si. A solenidade contou, ainda, com a apresentação musical da dupla Tai Gonçalves e Scheila Xavier.

Depois de receber a honraria do Legislativo, a advogada Mônica fez agradecimentos a partir da tribuna. Destacou trechos da música “Maria, Maria”, composta por Fernando Brant e Milton Nascimento. Lamentou o fato de, no último final de semana, em Caxias do Sul, terem sido registradas seis prisões em flagrante, relativas à violência doméstica, ao infringirem a Lei Maria da Penha. “Nesse tempo todo, busquei criar empatia por meio do atendimento a muitas mulheres em situações assim. Que, um dia, o Legislativo reflita os 52% de representação feminina, no eleitorado local”, observou a homenageada.

A homenageada, explicou, que ficou muito satisfeita com a sessão solene e ainda poder ter por perto, muitas pessoas importantes para ela. “O evento foi muito bacana, emocionante e agradabilíssimo. Foi muito bonito ver aquelas pessoas e fiquei muito emocionada mesmo”.

Ainda conforme Mônica, a homenagem com o Título de Cidadã Caxiense, significa uma relação de respeito que tem com Caxias do Sul. “Com o tempo, o medo que tinha da cidade quando cheguei, virou respeito e acho que a cidade me respeita também; e assim temos uma troca. Nem sempre a gente está na mesma velocidade e na mesma expectativa, mas acho que a minha relação com Caxias e o que representa isso e este reconhecimento, é uma relação de reciprocidade de respeito”, concluiu ela.

A condução dos trabalhos coube ao vice-presidente do Parlamento caxiense, vereador Elisandro Fiuza. Na cerimônia, fizeram-se presentes o presidente da OAB - Subseção de Caxias do Sul, Rudimar Luis Brogliato; o deputado estadual, Gilberto Pepe Vargas; os vereadores Estela Balardin, Lucas Caregnato e Marisol Santos; a titular da Coordenadoria da Mulher, Tamyris Padilha, que representou o prefeito Adiló Didomenico e demais convidados.

A homenageada

Mônica Montanari é natural de Antônio Prado, nasceu em 18 de março de 1966 e é filha de Sônia Maria Montanari e Délgio Antônio Montanari. Sua representatividade é marcante desde a infância, quando foi uma das fundadoras do grêmio estudantil na escola que estudava.

A primeira passagem por Caxias do Sul foi em 1981 para estudar no Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza. Após sua conclusão do ensino básico, ingressou na graduação de direito na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Até 1987, Mônica intercalava a moradia e trabalho em Antônio Prado e os estudos a noite em Caxias do Sul.

Mônica é uma referência na área do Direito de Família, mas também em prol dos Direitos das Mulheres e ao Combate à Violência de Gênero. A homenageada foi a primeira advogada da Casa Viva Rachel, como voluntária entre os anos de 1997 e 2002. Ela é militante do Movimento de Mulheres com forte envolvimento junto à comunidade.

Também é advogada, coordenadora da Comissão de Direito de Família – CDF, da OAB - Subseção de Caxias do Sul, palestrante de questões de gênero e de combate à violência doméstica em Caxias do Sul e região.

A advogada, Mônica Montanari, que atualmente representa a OAB, junto ao Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (COMDIM), atua como Coordenadora de Comunicação.

Texto: Ivan Sgarabotto | OAB - Subseção de Caxias do Sul
Créditos de imagem: Tales Armiliato | Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
Voltar