Notícias

Presidente do TJRS participa de evento do TCE sobre boas práticas na gestão pública

02/09/2022
Créditos de imagem: Márcio Daudt/TJRS - Divulgação
A presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, participou, na manhã desta quinta-feira, 1º de setembro, do encerramento do 14º Encontro Regional de Controle e Orientação (ERCO) realizado pelo Tribunal de Contas do Estado.  O evento reuniu representantes de  56 municípios auditados pelos Serviços de Auditoria da Região de Porto Alegre do TCE-RS, abrangendo  Litoral, Região Metropolitana e Capital. Na abertura, o Presidente do TCE, Conselheiro Alexandre Postal, afirmou que "essa é a última etapa do ciclo de Encontros, iniciado  em Santa Cruz do Sul, no começo de junho, e percorreu várias regiões do interior gaúcho para a orientação de  administradores públicos no que se refere às  boas práticas na gestão e correta aplicação dos recursos públicos, sempre com o intuito de evitar possíveis irregularidades". O Conselheiro Postal concluiu sua manifestação conclamando a todos os gestores para que estejam unidos através dos mesmos objetivos, priorizando melhorias para a sociedade gaúcha.

O Governador Ranolfo Vieira Júnior, por sua vez, destacou a importância do TCE no contexto do Estado, salientando também que a união de todos os Poderes e Instituições em torno dos interesses da população é fundamental para que o Rio Grande do Sul possa avançar em vários aspectos. "O Salão de Atos da PUC repleto de pessoas acompanhando o evento reflete a importância do trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Contas e cada um deve fazer a sua parte para a melhoria do nosso Estado", disse ele.

A Presidente Iris, em seu pronunciamento, afirmou que o bem comum deve ser o objetivo de todos os gestores no Poder Público, buscando cada vez mais aperfeiçoar os serviços prestados à população. "A defesa do interesse público deve ser a nossa meta permanente, pois a razão da existência da estrutura do Estado, através dos Poderes e Instituições, é justamente oferecer e garantir melhores condições de vida às pessoas", enfatizando a importância de eventos semelhantes ao ERCO para a atualização e qualificação de todos os gestores.  A magistrada também falou sobre a atuação do Poder Público na era pandêmica. "Todos nós acabamos buscando a reinvenção nas atividades  e o uso da tecnologia foi fundamental para que os serviços públicos continuassem sendo prestados da melhor maneira possível, sem causar prejuízos à população, sempre com a correta utilização dos recursos públicos", disse ela.

Também participaram da abertura do evento  o Procurador-Geral de Justiça, Marcelo Dornelles, o Defensor Público-Geral, Antonio Flávio de Oliveira, o Presidente do Tribunal de Justiça Militar (TJM), Amílcar Fagundes, o Vice-Prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, além dos conselheiros do TCE Marco Peixoto, Estilac Xavier e Renato Azeredo, e o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPC), Geraldo Costa Da Camino, e do Diretor-Geral do TJ, Sandro Borba.

Créditos de imagem: Márcio Daudt/TJRS - Divulgação
Fonte: TJRS
Voltar