Notícias

Presidente Voltaire participa de posse do novo presidente do CONSEPRE

11/01/2022
O presidente do TJRS, desembargador Voltaire de Lima Moraes, participou na manhã desta segunda-feira ,10.01, da cerimônia de posse da cúpula diretiva do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, realizada em Curitiba. A solenidade  marcou a unificação, definida em novembro do ano passado,  entre o Conselho dos Tribunais de Justiça, presidido pelo desembargador Voltaire,  e o Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça. O presidente do TJPR, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, foi empossado como Presidente do CONSEPRE, cujo cargo foi repassado pelo desembargador Voltaire.

O presidente Voltaire, em seu pronunciamento, disse que “a cerimônia de hoje significa a construção de uma nova caminhada, de muita responsabilidade democrática, que irá cada vez mais valorizar a representação institucional no Poder Judiciário”. Ele fez um breve relato a respeito de sua atuação no comando do Conselho de Tribunais de Justiça, cuja posse ocorreu em dezembro de 2020, lembrando dos desafios enfrentados em função dos reflexos causados pela pandemia. “Promovemos amplo intercâmbio de ideias e iniciativas neste período atípico, através de videoconferências realizadas, além de um grande webinário a respeito de ataques cibernéticos, que é uma das maiores ameaças sofridas pela atual sociedade”, disse ele. O magistrado acrescentou a importância do ótimo relacionamento mantido através de interlocução com o CNJ e o Congresso Nacional.

O desembargador José Laurindo, em seu discurso, enfatizou a importância do fortalecimento do Poder Judiciário. “É absolutamente necessário, neste momento histórico, que todos nós possamos lutar pela autonomia orçamentária,  financeira e administrativa dos Tribunais de Justiça”, disse ele, destacando que “vivemos um momento no qual unificamos as nossas forças”.

A solenidade de posse contou com  a presença do ministro Dias Toffoli, do STF, além de representantes e presidentes de 27 Tribunais de Justiça do Brasil.  A presidente eleita do TJRS, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, também participou do evento, juntamente com o presidente da Ajuris, juiz de Direito Orlando Faccini Neto, e o vice-presidente administrativo e presidente eleito da associação, desembargador Cláudio Luís Martinewski.

Créditos de imagem: TJ/RS - Divulgação
Fonte: TJ/RS
Voltar
Categorias
Tags