Notícias

Programa Primeiros Passos: OAB/RS lança curso de iniciação gratuito com orientação para a Jovem Advocacia

23/02/2023
Créditos de imagem: OAB/RS - Divulgação
Em agosto de 2022, a OAB/RS, a partir da sua Comissão da Jovem Advocacia (CJA), lançou o Programa Primeiros Passos (PPP), um projeto inédito e inovador orientado à capacitação gratuita dos advogados e das advogadas recém credenciados nos quadros da entidade. Um dos benefícios do Programa, o Curso Iniciação para a Jovem Advocacia, foi elaborado em parceria com a Escola Superior da Advocacia (ESA/RS) e lançado nesta semana.

O projeto, que traz diversas iniciativas de apoio, como isenção na inscrição de sociedade individual, 100% de gratuidade nos cursos da ESA no primeiro ano e 50% de gratuidade nos cursos da ESA no segundo ano, entre outros benefícios, lança, agora no mês de fevereiro, o curso de iniciação profissional gratuito com orientação sobre os principais tópicos da carreira na advocacia.

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, destaca a importância curso desenvolvido para a os jovens advogados e advogadas: “O curso de iniciação profissional, que está no âmbito do PPP, é uma revolução para a jovem advocacia e irá acolher todos aqueles em início de carreira. As aulas são ministradas por advogados e advogadas experientes, trazendo conteúdos de muita qualidade, e que vão instruir nos aspectos principais para o começo desta apaixonante profissão, que é a advocacia”, salienta Lamachia.


O Curso de Iniciação para a Jovem Advocacia está aberto para inscrições pelo Portal da ESA e fornece certificação de 4,5 horas-aulas mediante frequência mínima de 75%.


A presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Bruna Razera, explica a atenção dedicada à preparação do curso. “Foi um trabalho de muita aplicação por parte da diretoria da OAB/RS, bem como da CJA e da ESA/RS. Tudo preparado com o pensamento na qualificação do futuro da advocacia gaúcha”, aponta Razera, e complementa: “o curso traz conteúdos que visam aprimorar o início de carreira, tudo que não é aprofundado durante a graduação no curso de Direito”, disse.

Já o diretor-geral da ESA/RS, Rolf Madaleno, aponta que o PPP tem o propósito de aproximar os colegas mais experientes dos que estão iniciando a sua profissão. “Dessa forma, as eventuais diferenças, que são naturais e decorrentes do tempo, possam ser minimizadas, qualificando cada vez mais o jovem profissional da advocacia gaúcha”, afirmou ele.

Conheça o curso:

Curso de Iniciação para a Jovem Advocacia
• Aula 1 – Primeiros Passos para a Estrutura Tecnológica do Escritório e para o Processo Eletrônico – Filipe Pereira Mallmann
• Aula 2 – Prerrogativas na Advocacia – Mateus Marques
• Aula 3 – Contrato de Honorários e Cobrança, Procuração e Substabelecimento – Simone Tassinari Cardoso
• Aula 4 – Gestão Estratégica para a Area Jurídica – Yaskara Goltz
• Aula 5 – Gestão Financeira na Advocacia – Rafael Disconzi
• Aula 6 – Tributação – Rafael Wagner e Fábio Raimundi
• Aula 7 – Audiência – Rolf Madaleno
• Aula 8 – Sustentação Oral – Rafael Maffini
• Aula 9 – Publicidade no Início da Carreira – Felipe Bochi Damian

Sobre o Programa Primeiros Passos (PPP)
O PPP contempla uma série de ações que podem ser usufruídas pelos advogados e pelas advogadas que ingressaram nos quadros OAB/RS a partir de janeiro de 2022.

O programa é um conjunto de iniciativas voltadas ao suporte e aperfeiçoamento de carreira, que objetiva oferecer o apoio necessário aos profissionais nos primeiros anos de trabalho.



Créditos de imagem: OAB/RS - Divulgação
Fonte: OAB/RS
Voltar