Proposta Orçamentária da OAB/RS para 2023 é aprovada pelo Conselho Pleno

28/11/2022
Na tarde da sexta-feira, 25, o Conselho Pleno da OAB/RS realizou sua sessão de novembro. A pauta incluiu importantes discussões de interesse da advocacia gaúcha, entre eles o orçamento da entidade para 2023. O encontro teve a presença de conselheiros presencialmente e também virtualmente, sendo liderado pelo presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia.

O relator do processo de análise foi o conselheiro estadual Fábio Scherer de Moura. Seu parecer foi favorável à proposição da diretoria, que equilibrou propostas para manter a boa saúde financeira da entidade e manter o nível de investimento da Ordem gaúcha em estrutura e serviços de qualidade para a advocacia. O Conselho Pleno aprovou unanimemente.

Estar ao lado da advocacia é um dos compromissos da atual gestão, bem como administrar de forma consciente e responsável os recursos da instituição, conforme destacou Lamachia na Sessão. “Quando assumimos a OAB/RS, deixamos claro que entendemos o momento econômico difícil pelo qual nossos colegas passam, afinal, ainda vivemos a maior crise da história da advocacia gaúcha. Da mesma forma, nós sabemos da necessidade de ir ao encontro das subseções para que elas possam estar equilibradas financeiramente, pois assim, conseguiremos entregar mais e melhores serviços para os colegas de todo o estado”, pontuou o presidente da Ordem gaúcha.

O tesoureiro da OAB/RS, Jorge Fara, reforçou que a Ordem gaúcha “ vem realizando uma gestão pautada pela transparência de suas contas, tendo o compromisso de gerir os recursos dos advogados e das advogadas com responsabilidade”.

Novos membros julgadores no TED

Os conselheiros também aprovaram o ingresso seis novos advogados no corpo de membros julgadores do Tribunal de Ética e Disciplina. O presidente do TED, Airton Ruschel, comentou a pauta e enalteceu o trabalho desempenhado pelos integrantes do Tribunal.  "Fortalecer o  TED com membros qualificados e comprometidos é essencial, afinal, o Tribunal não consegue desempenhar seu papel sem o trabalho dedicado e profícuo de quem atua nos processos éticos disciplinares", disse.

Cultura e Educação

Outra decisão levada para apreciação do Conselho foi a criação de uma Comissão Especial de Cultura e Educação. Aprovada, a proposta tem o intuito de fortalecer debates e promover dois temas essenciais para o desenvolvimento social.