Setembro Amarelo | Atenção aos sinais e fatores de risco

14/09/2022
Créditos de imagem: CAARS - Divulgação
Campanha de prevenção ao suicídio da CAARS alerta sobre saúde mental

Desde 2015, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em conjunto a outros movimentos da sociedade civil como o Centro de Valorização da Vida (CVV) e o Conselho Federal de Medicina, deu início no Brasil inteiro às campanhas de Setembro Amarelo. As ações deste mês visam o apoio emocional e a prevenção ao suicídio, tema ainda delicado a ser tratado. Pensando neste contexto, o bem estar da classe de advogados é uma das missões da CAARS.

A CAARS traz algumas dicas de como perceber se seu colega, amigo, familiar ou conhecido está passando por alguma dificuldade e necessita de apoio psicológico para superar este momento tão doloroso.

Confira alguns sinais de alerta:

- Transtornos mentais (depressão, psicose, manias e/ou bipolaridade – principalmente em fase sintomática, ou seja, durante momentos de crise);

- Tentativas anteriores de suicídio;

- Comentários recorrentes como “eu desejaria não ter nascido”, “eu quero deixar de existir”;

- Isolamento;

- Fatores estressores recentes (separação, perda de emprego, perda de pessoa próxima, perdas financeiras drásticas e etc.);

- Uso de álcool e outras drogas;

- Organizar detalhes e fazer despedidas;

- Fácil acesso a meios para suicídio (armas, medicação em excesso, etc.);

- Agir com impulsividade;

- Eventos adversos na infância e adolescência (separação, traumas);

- Presença de outras doenças (especialmente as incuráveis);

- Desesperança.

Para mais dicas e artigos relacionados à saúde mental, a CAARS possui um programa exclusivo para o tema: o “Previne Saúde Mental”. No hotsite, o psicólogo Felipe Ornell produz conteúdos focados nas situações de dia a dia da profissão que podem desencadear transtornos ou doenças, além de apontar formas de lidar com estas situações da melhor maneira possível.

Por meio do Programa Previne Saúde Mental, os advogados, estagiários e dependentes inscritos na OAB também podem acessar o Psicologia Viva. Este serviço oferece psicoterapia on-line 24 horas por dia e sete dias na semana por apenas R$ 44,00.

O Centro Médico da CAARS realiza atendimentos de psicologia e psiquiatria para os inscritos na OAB/RS por um valor acessível para a classe: apenas R$ 46,00 por sessão de psicoterapia e R$ 65,00 de psiquiatra.

Clique AQUI e conheça o Previne Saúde Mental.

Créditos de imagem: CAARS - Divulgação
Fonte: CAARS