Notícias

Subseção de Caxias do Sul participa do Seminário de combate à desinformação nas eleições

29/07/2022
Créditos de imagem: Ivan Sgarabotto | OAB - Subseção de Caxias do Sul
A OAB - Subseção de Caxias do Sul, participou nesta sexta-feira, 29, do evento: "Seminário de Combate às Fake News nas eleições 2022: Os desafios no enfrentamento à desinformação!". A ação ocorreu durante todo o dia na Câmara Municipal de Caxias do Sul.

Na abertura da atividade, a presidente da Ordem caxiense, Ana Carla Hendler Gava Furlan, explanou sobre a necessidade de realizar ações para esclarecimento à população, ainda mais neste período em que as informações sofrem manipulações e podem causar problemas. “Toda informação é muito valorosa e se disseminada de forma errada, pode gerar prejuízos de toda ordem, incalculáveis. Assim, sendo o voto um ato democrático é importante que estejamos conscientes para que não desperdicemos esta oportunidade de eleger bem nossos representantes. Mas para isto, precisamos estar bem inteirados”. 

Além da presidente da Subseção, a mesa de honra foi composta pela vice-prefeita, Paula Ioris; da presidente do Legislativo, Denise Pessôa; da juíza eleitoral da 136ª Zona Eleitoral e representante do foro da Comarca de Caxias do Sul, Taise Velasquez Lopes; da integrante fundadora do Instituto Gaúcho de Direito Eleitoral - IGADE, Francieli de Campos e da presidente da ARI Serra Gaúcha, Vania Marta Espeiorin. Também estavam presentes no plenário da Câmara de Vereadores, o vice-coordenador da Comissão Especial de Pleitos Eleitorais - CEPE, Frederico Cattani; a vice-coordenadora da Comissão Especial de Diversidade Sexual e Gênero - CEDSG, Raquel Rota, o membro da Comissão Mista, Moser Copetti de Gois; a delegada da ESA/RS em Caxias do Sul e representante da Uniftec, Fernanda Pimentel e demais autoridades.

O seminário contou com uma série de palestras e debates. Participaram da ação a Desembargadora e vice-presidente e Corregedora Regional Eleitoral TRE-RS, Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak (que também esteva presente na mesa de honra); o integrante da Comissão de enfrentamento à desinformação TRE-RS, Luis Fernando Schauren; o professor de Direito Eleitoral e Digital do Mackenzie e membro da ABRADEP (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político), Diogo Rais e o advogado Frederico Cattani, que abordará nesta tarde, a palestra "O Papel da Advocacia no combate à desinformação".   

O seminário em parceria com o Legislativo caxiense, teve o apoio de: OAB - Subseção de Caxias do Sul, Escola Superior de Advocacia (ESA/RS), Instituto Gaúcho de Direito Eleitoral (IGADE), ARI Serra Gaúcha, UCS, FSG, Uniftec e IDEAU.

Texto e fotos: Ivan Sgarabotto - MTB 20.537 | OAB - Subseção de Caxias do Sul



Voltar