Notícias

Subseção de Caxias do Sul prestigia abertura da Surdolimpíadas

03/05/2022
A solenidade de abertura da 24ª Surdolimpíadas de Verão foi realizada na noite deste último domingo, 1º de maio, em Caxias do Sul. A presidente da OAB - Subseção de Caxias do Sul, Ana Carla Hendler Gava Furlan, acompanhou a cerimônia no Ginásio do Sesi. O evento foi restrito apenas para participantes e autoridades convidadas.  

O espetáculo teve como tema “Mãos que Falam”. Ele incluiu encenação dos grupos Endança Jazz & Cia, Os Gaudérios e Joanas D’Ar Circo de Aéreos; interpretação em libras do Hino Nacional por alunos da Escola Heller Keller, com acompanhamento do gaiteiro Rafa De Boni e do músico Rafa Gubert; e desfile das delegações dos 77 países participantes. Um dos momentos mais especiais da abertura além da passagem da delegação brasileira, foi quando os atletas ucranianos desfilaram segurando uma bandeira pedindo o fim da guerra. O público ficou de pé e aplaudiu durante toda a apresentação. 

Também durante a solenidade, os atletas brasileiros Daiane dos Santos, Susana Ribeiro e Heron Rodrigues da Silva subiram ao pódio para representar as Olimpíadas, Paraolimpíadas e Surdolimpíadas.

Com a participação de aproximadamente 5 mil atletas, os Jogos que reúnem 21 modalidades, será realizada até o dia 15 de maio em Caxias do Sul e na subsede Farroupilha. O evento ocorre pela primeira vez na América Latina.

Também prestigiaram a abertura da competição, a primeira-dama do país e madrinha da 24ª Surdolimpíadas de Verão, Michelle Bolsonaro; o ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento; o governador, Ranolfo Vieira Júnior, o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico; o prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin; a presidente da Confederação Brasileira de Desporto de Surdos, Diana Kyosen; o presidente do Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), Gustavo Perazzolo e demais autoridades. 

Texto: Ivan Sgarabotto - MTB 20.537 | OAB - Subseção de Caxias do Sul
Créditos da imagem: Gisele Nozari / Prefeitura de Caxias do Sul - Divulgação



Voltar