Subseção sedia evento da OAB/RS "M&A como Ferramenta de Crescimento das Empresas"

09/11/2022
Créditos de imagem: Ivan Sgarabotto | OAB - Subseção de Caxias do Sul
A OAB - Subseção de Caxias do Sul, por meio da Comissão de Direito Empresarial e Corporativo - CDEC, foi sede do “M&A como Ferramenta de Crescimento das Empresas”. O evento foi promovido pela OAB/RS, por meio da Comissão Especial da Advocacia, na noite desta terça-feira, 8, no auditório da entidade caxiense.

A abertura do painel foi conduzida pela presidente, Ana Carla Hendler Gava Furlan, que compôs a mesa de honra juntamente com o vice-presidente da Comissão Especial da Advocacia Corporativa, Renan Boccacio, representando a OAB/RS; do vice-presidente, Mauricio Rugeri Grazziotin; do coordenador da CDEC, Tomas Trevisan; e dos palestrantes, Ricardo Schmitt (sócio fundador e CEO da Stonecapital) e Zeca Martins (empresário atuante no mercado de Inovação).

Durante o painel, Ricardo Schmitt, explicou o que é M&A; comentou sobre a movimentação econômica; relatou da necessidade de planejamento nas tomadas de decisões; explanou da exigência do profissionalismo e do assessoramento especializado. "Um bom advogado nunca é caro! Caro é assinar um contrato ruim, por isso, não tenha medo de cobrar pelo seu trabalho”, finalizou ele.

“O advogado é uma peça importantíssima no jogo”, salientou Zeca Martins. Conforme ele, o profissional da advocacia tem que estar muito acostumado e conhecedor das ações, para não deixar o empresário decidir sozinho sobre a venda do seu negócio. O avanço da tecnologia foi outro tema tratado pelo empresário. “A inteligência virtual está chegando e irá ocupar vários espaços e isto vai separar a qualidade dos profissionais. Diante disso, é preciso se reinventar muitas vezes”.

O coordenador da CDEC, Tomas Trevisan, finalizou a atividade ao enaltecer o esforço em conjunto com a Seccional e da Delegada da ESA, Fernanda Pimentel, para realização do evento de M&A como Ferramenta de Crescimento das Empresas. “O evento foi um aprimoramento do conhecimento. O advogado tem que ter uma função social e Caxias do Sul estava carente deste tipo de ação”, concluiu o advogado.

Presenças
O conselheiro estadual da OAB/RS, Daniel Barreto; a delegada da ESA/RS, Fernanda Pimentel; os conselheiros da Subseção, Mailcom Eduardo Iglesias e Patrícia Pinto Zart e a coordenadora da Comissão de Direito Digital e Novas Tecnologias – CDDNT, Cíntia Miele Garnier, também prestigiaram o evento.

Texto e fotos: Ivan Sgarabotto - MTB 20.537 | OAB - Subseção de Caxias do Sul