Notícias

VII Talk imobiliário abordará questões práticas da tokenização imobiliária

27/04/2022
Nesta quarta-feira, 27, às 19h, a Comissão Especial de Direito Imobiliário da OAB/RS (CEDI) promoverá mais uma edição do evento Talk Imobiliário. Aspectos práticos da tokenização imobiliária nortearão as discussões do encontro. Em formato híbrido, a palestra será realizada no auditório do 2º andar da sede da OAB/RS (Rua Washington Luiz, 1110), com transmissão ao vivo pelo canal da Ordem no YouTube. Haverá certificação de participação mediante inscrição prévia através do Portal de Eventos. Clique aqui e se inscreva!

Tokenização é um processo de substituição dos dados reais por outros equivalentes, com mesmo formato e protegidos por uma chave de criptografia. A ferramenta já está contida em grande parte das transações dos pagamentos realizados todos os dias. No âmbito do direito imobiliário, a prática vem ganhando adesão e representa um avanço em termos negociais e jurídicos.

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, salienta a importância do tema proposto. “Certamente será uma oportunidade de discussão de um tópico importante para fins de atualização da matéria do direito imobiliário. Parabenizo a comissão pela iniciativa”, acentua Lamachia.

De acordo com o presidente da CEDI, Ricardo Vogt, o VII Talk Imobiliário estará voltado ao esclarecimento dos advogados, investidores e público em geral sobre esta nova modalidade de pagamento. “O mundo tem evoluído muito, principalmente em razão da digitalização. Vivemos a era digital e o mercado imobiliário também está acompanhando esta modernização, em que pese muitos negócios ainda serem bastante difíceis por conta da burocracia. A tokenização chega, justamente, para facilitar o acesso de todos e atrair os investidores pela facilidade inerente ao sistema”, ressalta Vogt.

“Quem milita com direito imobiliário enfrenta a dicotomia entre o tradicional, que é burocrático, e a necessidade de agilidade nas negociações. O tempo é elemento determinante para o sucesso ou perda de uma oportunidade. Por isso o imobiliarista precisa estar capacitado e apto para pensar em soluções ‘fora da caixa’, sem descuidar da segurança jurídica. Esta foi a motivação para pensarmos este evento aos colegas”, explica a vice-presidente da CEDI e coordenadora do evento, Daiana Staudt.

O palestrante convidado para a ocasião é o advogado, professor, mestre e doutor em Direito, Leandro Pamplona. O evento também abrirá espaço para perguntas e debate de ideias.

Créditos de imagem: OAB/RS - Divulgação
Fonte: OAB/RS



Voltar