VIII PrepSul – Competição de Arbitragem e Mediação Empresarial CAMARB ocorrerá nos dias 16 e 17 de setembro

08/09/2022
Organizada pela OAB/RS, através da sua Comissão Especial de Arbitragem (CEA), e pela PUC/RS, a VIII PrepSul – Competição Nacional de Arbitragem e Mediação Empresarial - CAMARB ocorrerá nos dias 16 e 17 de setembro (sexta-feira e sábado). O evento tem como objetivo estimular e aprimorar a advocacia, em especial nos campos da arbitragem, assim como instigar o debate desses temas na comunidade profissional.

No primeiro dia, a competição ocorrerá na Escola de Negócios da PUC/RS – Prédio 50 (Av. Ipiranga, 6681 – Partenon – Porto Alegre), já no segundo dia, as rodadas eliminatórias serão no auditório do OAB/RS Cubo (Rua Manoelito de Ornellas, 55 – Porto Alegre).

O presidente da CEA da OAB/RS, Ricardo Ranzolin, afirma que a competição representa uma oportunidade única de aprendizado para pôr em prática questões trabalhadas no Direito. “Em relação à arbitragem, diante de um caso fictício pré-estabelecido, com várias laudas e documentos, equipes de estudantes de Direito terão a oportunidade de apresentar seus argumentos em ‘sessão de julgamento’, com o devido contraditório, perante uma banca de três árbitros”, explica.

Para o vice-presidente da CEA e organizador do evento, Lucas Gavronski, o encontro é relevante para os estudantes de Direito. “Esse evento é muito importante para estimularmos os estudantes na prática jurídica. Além disso, a partir das discussões entre os participantes, a equipe vencedora estará preparada para o evento nacional”, comenta.

Competições regionais

A PrepSul é uma das competições regionais preparatórias para a Competição Brasileira de Arbitragem e da Competição Brasileira de Mediação Empresarial, organizadas pela CAMARB - Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial - Brasil. Ela é uma atividade regional facultativa e autônoma em relação à competição brasileira, fruto do convênio estabelecido, nacionalmente, entre a Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem do Conselho Federal da OAB e a CAMARB. A PrepSul utiliza o mesmo caso, além de regras similares às da competição brasileira. Em formato híbrido, a XIII Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial CAMARB ocorrerá em duas etapas: a primeira fase on-line entre os dias 21 a 23/09, e a segunda fase híbrida, em São Paulo, nos dias 21 e 22/10. Saiba mais aqui.

Serviço:
VIII Regional Sul - Competição Nacional de Arbitragem e Mediação Empresarial – CAMARB
Data: 16/09/2022 - 8h30 às 19h30
Local: PUC/RS – Prédio 11 - Av. Ipiranga, 6681 – Partenon – Porto Alegre